top of page

[Resenha] Onde Habitam as Trevas


Para quem acompanha o blog há um tempo, com certeza já sabe que o terror é um dos meus gêneros favoritos. Apesar disso, faz um tempinho que não resenho um livro do gênero. Demorou, porém venho comentar mais um livro de terror. O felizardo da vez é Onde Habitam as Trevas, escrito por Ge Benjamim.


Como já trouxe aqui no blog, Ge é uma autora apaixonada pelo terror. Natural de Palmeira d’Oeste (interior de São Paulo), começou a escrever com 19 anos. Além de escritora, trabalha com design e é blogueira. Tem como paixões livros, filmes, seriados e músicas. Entre as obras publicadas pela autora estão: Onde Habitam as Trevas, Quando a escuridão bate à porta e Zodíaco, todas coletâneas de contos de terror.


Nesta resenha, vou falar particularmente de Onde Habitam as Trevas. Publicado recentemente, o livro é uma antologia de 6 contos curtos de terror. Ele tem apenas 36 páginas. Curto, porém com uma qualidade admirável. São histórias simples que captam a atenção do leitor desde o início. Algumas narrativas lembram muito contos que lia na adolescência.


Os contos são narrados em terceira pessoa, por meio de um narrador onisciente. O que mais me chamou a atenção na obra foi a escrita. Ge escreve muito bem. É uma escrita simples, mas muito bem estruturada. Chamou-me a atenção a forma com que a autora conta cada uma das histórias. As descrições não são apelativas. Além disso, criam no leitor expectativas e vontades de desvendar os mistérios por trás de cada um dos contos.


Apesar de gostar bastante do livro, não posso deixar de apontar que achei as histórias deste volume um pouco previsíveis. Não sei se é porque gosto de terror e já li muitas histórias do gênero, mas, a maioria delas, eu conseguir prever o desfecho. Lembro até de já ter escrito contos com narrativas bem parecidas. Entretanto, não acho que isso seja um problema, embora tenha me desapontado um pouco, pois sou aquele leitor que adoro fins inesperados, ou seja, de ser surpreendido.


Para se ter uma ideia, em Onde Habitam as Trevas, a autora trabalha bastante com a junção entre a realidade e o sobrenatural. O sobrenatural se destaca nos contos. Então, para quem gosta do gênero, as histórias de Ge representam uma mesa farta. Aí vai um trecho para mostrar um pouco do que reserva Onde Habitam as Trevas:


Se...

Ouvi o bater de chaves sendo deixadas sobre a mesa da cozinha

ao lado da garrafa de café e a voz do meu marido me chamando, adoraria

encontrá-lo, se após aquele acidente de carro, ele não tivesse morrido.


Pensando no conjunto da obra, eu diria que Onde Habitam as Trevas é um livro bem interessante. Indicado a todos aqueles que adoram histórias de terror. A obra tem muitas qualidades, por isso é uma leitura muito agradável. Diante disso, não tenho receio nenhum de recomendar o livro. Dê uma oportunidade à Ge, garanto que não vai se arrepender.



Nota 3: LEGAL



Informações adicionais

Autora: Ge Benjamim

Ano: 2018

Páginas: 36

Assunto: coletânea de contos de terror

Link para compra:

Site da autora:

https://gbenjamim.wixsite.com/autora

Sou jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmento, faço mestrado de Comunicação na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp).

Sobre mim

Marcadores

Nenhum tag.

Trecho de livro

Tudo muda, penso. Esta é a única constante. Todos crescemos (trecho de O último adeus)

bottom of page