top of page

[Resenha] - Em Algum Lugar nas Estrelas


Inicio a publicação de hoje com uma afirmação: alguns livros deveriam ser lidos e apreciados por todos. Embora seja a primeira vez que propago essa afirmação, não consigo quantificar o número de vezes que ela sorrateiramente brotou em minha mente. Quando li O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry e mesmo O Menino do Pijama Listra, de John Boyne, lá estava ela se agitando freneticamente a cada nova frase lida. Logicamente, se eu fosse relembrar de todos os momentos em que essa afirmação veio fazer parte de minhas leituras, esta postagem ficaria infindável. Na verdade, resgato essa reflexão, pois há poucos dias ela voltou a invadir severamente a minha mente quando lia Em Algum Lugar das Estrelas, escrito por Clare Vanderpool.


Em Algum Lugar nas Estrelas foi publicado recentemente pela editora DarkSide Books em uma sensacional edição ilustrada e em capa dura. O livro conta a história de Jack Baker, um garoto que, depois da morte de sua amada mãe, é levado pelo pai para estudar em um internato. Lá, o que aparentemente seria apenas um ambiente de aprendizagem de matemática, de física ou de biologia, converte-se em uma verdadeira escola de vida, que nós leitores, temos a possibilidade de vivenciar junto com o personagem.


No colégio militar, Baker conhece Early Auden, um garoto reservado, que tem uma forma diferente de viver a vida. Dono de uma mente brilhante, Auden tem a capacidade de ver nas casas decimais do Pi, mais do que apenas número, ele enxerga uma verdadeira história. Em busca de procurar resposta para o inimaginável, os dois garotos envolvem-se em uma incrível aventura marítima.




"Não enfie a mão em um pote

de mel enquanto não tiver

certeza de que não é uma colmeia"


Embora o livro tenha um enredo dentro do universo infanto-juvenil, a meu ver, é uma obra para todas as idades. Digo isso, pois a cada capítulo. A cada nova aventura, somos conduzidos automaticamente a um profundo estágio de reflexão. Não tenho vergonha de dizer que, apesar das poucas páginas, precisei de três dias para conseguir finalizar a leitura. Isso, porque era incapaz de dar continuidade sem antes refletir sobre cada nova afirmação ou pergunta impactante.


Narrado em primeira pessoa, o livro é escrito por Clare Vanderpool em uma linguagem simples e acessível, porém com uma competência elogiável. É relevante ressaltar que só um trabalho de muito comprometido poderia ter este resultado. Parte da dedicação e do comprometimento da autora é narrado nos agradecimentos. Vanderpool é uma escritora americana e autora de livros para criança.


Depois de ler este livro, sou outra pessoa. Quando eu digo que esta obra deveria ser lida por todos, não é um exagero. Mais do que um livro de ficção, ele é uma obra de conhecimento de vida e de mundo. Nele, muito mais do que aprender, por exemplo, que o leite do hipopótamo é cor de rosa, você aprende a valorizar o diferente, o companheirismo e a repensar aspectos negativos da vida, como o orgulho, a vaidade e a desconfiança. Cabe lembrar que, ao mesmo tempo em que o livro desconstrói as más qualidades, fortalece uma característica digna de admiração: a empatia.




"Nossas vidas são todas

entrelaçadas é só

questão de ligar os pontos"


Convido a todos a conhecer este universo magnífico de Em Algum Lugar nas Estrelas, pois este livro e simplesmente sensacional.



Nota 5: SENSACIONAL


Informações adicionais*

Autor: Clare Vanderpool

Editora: DarkSide Books

Ano: 2016

Páginas: 288

Assunto: literatura juvenil

Tipo de capa: Capa dura

*Detalhes referente à minha edição

Sou jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmento, faço mestrado de Comunicação na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp).

Sobre mim

Marcadores

Nenhum tag.

Trecho de livro

Tudo muda, penso. Esta é a única constante. Todos crescemos (trecho de O último adeus)

bottom of page