top of page

[Resenha] Social Killers: Amigos Virtuais, Assassinos Reais


Depois que comprei o primeiro livro on-line, isso se tornou um hábito. Hoje entro com bastante frequência no site Submarino para ficar por dentro das promoções e dos preços daqueles livros que tenho interesse. Em alguma dessas visitas, deparei-me com Social Killers: Amigos Virtuais, Assassinos Reais. Vendo a capa com detalhes prateados e o título envolvente, fiquei convencido de que me interessaria pela obra. Entretanto, quando li o enredo, não restou dúvida: eu precisava ter o livro em minha coleção.


Social Killers: Amigos Virtuais, Assassinos Reais foi lançando pela editora DarkSide Books no ano passado (2015). Com uma combinação entre preto e prata, a obra apresenta uma capa bem interessante. Diferente dos outros livros da editora, que sempre apresenta uma configuração interna diferenciada, esse é bem simples. O livro foi escrito em parceria entre os autores de best-sellers sobre crimes verídicos: a escritora J.J. Slate e o autor R.J. Parker.


Se você, assim como eu, vivenciou o advento da internet e o surgimento das salas de bate-papo, muito visitadas nos final do século XX e início do XXI, teve ter ouvido bastante sobre os cuidados necessários para não topar com um assassino no meio virtual. No entanto, se você acha que a internet é a primeira ferramenta usada pelos criminosos para se aproximar das suas vítimas, está enganado. Como relata os autores de Social Killers, muitos criminosos nas décadas passadas já usavam os classificados de jornais para enganar e se aproximar de suas vítimas, como o famosos estuprador dos classificados.



É isso aí, como vemos no trecho, são relatadas várias histórias sobre crimes reais, cometidos com auxílio da internet. É uma história mais absurda do que a outra. Diante de cada uma delas, percebemos onde um ser humano - se assim podemos chamá-lo - pode chegar. Se você tem interesse no tema, precisa estar ciente que este não é um livro tranquilo. Ele apresenta vários relatos perturbadores e chocantes. O canibalismo e o suicídio, a meu ver, são os mais impactantes. É necessário ter estomago forte. Eu mesmo me surpreendi com vários relatos.


Um dos caros mais chocantes para mim foi o de vítimas que se aproximaram de assassinos cientes das más intenções dos criminosos. Em alguns dos casos, as próprias vítimas se apresentaram com banquetes para os assassinos. Outros marcantes também são os casos de suicídio, onde criminosos convencem as suas vítimas a cometer suicídio em frente à webcam. Casos como esses criaram muitos reboliços, dificultado ainda mais o julgamento dos assassinos. Diante disso, vemos que existem muitas coisas estranhas acontecendo ao nosso redor.


Apesar de chocantes, as histórias são bem curtas e não muito detalhas. No entanto, por meio delas, é possível ter ao menos uma noção básica sobre cada um dos 33 crimes relatados. Além disso, no início de cada história tem um código QR Code – em inglês, “Quick Response Code” (algo como Código de Resposta Rápida) . Acessando, os leitores podem ter acesso a fotos e a textos complementares sobre os casos retratados. Achei o meio usado interessante: nada como usar a tecnologia em um livro que, de alguma forma, fala sobre as novas tecnologias.


Apesar dos aspectos negativos serem predominantes na obra com relação às redes sociais, os autores reservam algumas páginas finais para apresentar aspectos positivos sobre as redes, como por exemplo, o uso que as autoridades fazem da internet para detectar criminosos. Depois de ler tudo, achamos a conclusão que devemos ter cuidado ao se envolver com pessoas virtualmente. Nunca sabemos quem está escondido por trás de uma tela de computador.


Bem, gostei do livro. Achei bem interessante. Entretanto, não considero um dos melhores livros que já sobre o tema. Apesar disso, a escrita clara, simples e bem articulada desperta o gosto pela leitura. É um livro que dá um certo medo e, em alguns momentos, receio, mas é uma obra que nos alerta sob os perigos de se envolver com pessoas estranhas. Enfim, pelo conjunto da obra, recomendo Social Killers a todos, principalmente, aos interessados pelo tema.

Nota 4: INTERESSANTE

Informações adicionais*

Autor: J.J. Slate/R.J. Parker

Tradução: Lucas Magdiel

Editora: DarkSide Books

Ano: 2015

Páginas: 272

Assunto: Homicídio em série/ Psicopatas

Tipo de capa: Capa Dura

*Detalhes referente à minha edição

 

Esta resenha participa da Dark Season. Para saber mais detalhes e

concorrer a um livro da editora DarkSide Books clique aqui.

 

Sou jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmento, faço mestrado de Comunicação na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp).

Sobre mim

Marcadores

Nenhum tag.

Trecho de livro

Tudo muda, penso. Esta é a única constante. Todos crescemos (trecho de O último adeus)

bottom of page