top of page

[Resenha] Fábrica de Vespas


Depois de conhecer um pouco mais sobre a mente de uma pessoa esquizofrênica por meio do livro A Menina Submersa, desta vez, decidi me aventurar na mente sombria e horripilante de um psicopata, lendo Fábrica de Vespas. Confesso que fiz essa leitura com muito pesar, por se o último livro da DarkSide Books que comprei este ano, ou seja, o último que tenho para ler da editora – espero comprar novos em breve.


Bem, como já dei a entender, Fábrica de Vespas foi reeditado pela editora DarkSide Books este ano. O livro começou a ser vendido em agosto, e lembro que, ao ver o seu lançamento, fiquei encantado. Demorei um pouquinho para comprar, mas, na primeira oportunidade, não perdi tempo.

Fábrica de Vespas é o primeiro romance publicado por Iain Banks. O prefácio do livro, escrito pelo próprio autor, traz algumas peculiaridade sobre os motivos que levaram Banks a escrever esse livro. Apaixonada por produzir livros de ficção científica, nunca passou pela mente do autor escrever em outro gênero. Depois de ter várias obras recusadas, decidiu se aventurar em uma produção completamente nova, nascendo assim, a ideia de escrever a história de Frank, uma criança assassina – digo isso, pois os primeiros crimes do garoto foram realizados na infância. Diante de um enredo incrível, o livro causou uma ótima impressão.



Narrado em primeira pessoa, o livro é contado sob o ponto de vista de um adolescente psicopata. Frank, como é chamado, tem 16 anos, vive em uma ilha escocesa, não apresenta registro e nunca saiu da ilha, tanto que nem chegou a frequentar uma escola, sendo alfabetizado pelo pai. Na trama, o garoto compartilha conosco a sua história de vida, os seus pensamentos chocantes e o seu ponto de vista sob o mundo, as pessoas e sua família.


Além de Frank, conhecemos também Eric, o irmão do Frank, e seu pai. Uma característica muito marcante dessa família é a personalidade estranha dos membros. Eric é um garoto perturbado que surta depois de ter algumas experiências traumatizantes, o que leva a ser internado. O pai é um cientista com ideias mirabolantes e fanático por medidas, levando a ter a necessidade de saber a altura, comprimento ou largura de todos os objetos que tem em casa, desde janelas e portas até utensílios domésticos.


Para completar temos Frank, o narrador da obra. Ele é um garoto estranho, misterioso e muito contraditório. A história do menino é totalmente marcada pela violência. Como o próprio personagem destaca, ele contabiliza o assassinato de três pessoas: um irmão e dois primos. Após passar pela fase de assassinar pessoas, Frank ganha gosto por torturar e assassinar animais. Assim, diante de relatos chocantes e perturbadores vamos conhecendo uma pouca da vida e da mente perturbada de garoto psicopata.


"Uma morte é sempre excitante, sempre faz com que você perceba quão vivo e vulnerável está, mas quão sortudo é"


Fábrica de Vespas é uma obra bem sombria. É uma narrativa que choca, traumatiza e impressiona. Acredito não ser o tipo de narrativa para qualquer pessoa. Nele temos cenas chocantes de tortura de animais, então se você tem pavor de ler coisas do gênero, não vai se sentir a vontade com essa história, pois as cenas são chocantes e narradas da maneira mais fria que se possa imaginar. Sem esquecer dos assassinatos cometidos pelo personagem, todos bem arquitetados, cruel, tudo considerado pelo personagem como um bem a todos as vítimas. Frank tem um mente conturbada, contraditória, mas tem total consciência dos seus atos, o que o torna ainda mais frio, calculista e cruel.


A obra é um livro incrível. Muito bem escrito e surpreendente, inclusive foi muito bem visto pela crítica e fascinou muitas pessoas. No entanto, apesar de todas as suas qualidades, não foi um livro que me deixou completamente encantado. Talvez, o que mais tenha me fascinado seja o inesperado e incrível desfecho do livro e alguns relatos de Frank. Tenho certeza que aqueles que gostam de livros que envolvem psicopatas, vão adorar essa obra - é uma oportunidade única para conhecer a mente conturbada e contraditória de um psicopata.


Como não poderia deixar de pontuar, a edição publicada pela DarkSide Books está incrível. Mesclando basicamente amarelo, cinza e preto, Fábrica de Vespas ficou incrível. Eu arrisco em dizer que esse é um dos livros mais bem desenvolvido pela editora. Uma obra para todos os amantes do gênero ter em casa. Por isso, eu super recomendo.


Nota 3: LEGAL

Informações adicionais*

Autor: Iain Banks

Tradução: Leandro Durazzo

Editora: DarkSide Books

Ano: 2016

Páginas: 240

Assunto: Ficção escocesa/ Ficção científica

Tipo de capa: Capa Dura

*Detalhes referente à minha edição

 

Esta resenha participa da Dark Season. Para saber mais detalhes e

concorrer a um livro da editora DarkSide Books clique aqui.

 

Sou jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmento, faço mestrado de Comunicação na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp).

Sobre mim

Marcadores

Nenhum tag.

Trecho de livro

Tudo muda, penso. Esta é a única constante. Todos crescemos (trecho de O último adeus)

bottom of page