top of page

[Concurso] Resultado Final


Depois de alguns meses de espera e de expectativa, finalmente é chegada a hora de revelar o resultado final do primeiro concurso literário do MeUniverso. Foi um caminho longo, mas muito gratificante. Antes de qualquer coisa, eu gostaria de agradecer àqueles que ajudaram na divulgação e também àqueles que aceitaram o desafio e resolveram participar. Não citarei nomes, devido à famosa justificativa de acabar esquecendo a menção de alguém. Entretanto, de coração, agradeço a todos: parceiros e leitores.


Se vocês lembram, na segunda etapa do concurso, selecionei cinco livros dentro de uma gama de 35 indicações. Mesmo diante de todas as dificuldades, no fim, acabei escolhendo S. (J.J. Abrams); O Assassinato de Roger Ackroyd (Agatha Christie); Dias Perfeitos (Raphael Montes); Mentirosos (E. Lockhart); e No Escuro (Elizabeth Haynes). Apesar da maioria dos livros terem o suspense como ponto chave, acredito que cada uma das obras tem um característica particular.


Devo confessar que nessa terceira etapa foi muito gratificante conhecer mais a fundo cada uma das obras selecionadas. Entretanto, o processo de escolha não mostrou tão acirrado como na segunda etapa, isso porque tiveram livros legais, interessantes, outros não tão interessantes, mas só um realmente me encantou e me surpreendeu em todos os sentidos.


Nas próximas semanas, eu pretendo publicar aqui no blog resenhas sobre os livros (publicarei uma resenha por semana), porém gostaria de evidenciar alguns detalhes das obras. Começando por S., tenho que dizer que ele é um dos livros mais incríveis que tenho na minha estante. Ele é graficamente perfeito, além de muito original em vários aspetos. Ainda não tive a oportunidade de conhecer obra parecida. A experiência de lê-lo é única.


Mentirosos é um livro de suspense. Aquela obra que você começa a ler e não tem vontade de terminar até desvendar todos os fatos que são desconhecidos. Nele vivemos um processo de desvendar os fatos junto com a personagem principal. A história conta com um fim muito interessante.


Outro livro que trabalha com o suspense é No Escuro. Uma obra intensa, tensa e forte, isso porque é uma história que envolve manipulação, violência da mulher, psicopatia e abuso de poder. Aqui temos uma nova forma de trabalhar o suspense, intercalando presente e futuro. Nele temos um fim que, para alguns pode parecer bacana, mas que não me agradou muito.


O Assassinato de Roger Ackroyd trata-se de um suspense policial. Devo dizer que esse é o melhor livro que já li da Agatha Christie até então. Tenho a liberdade de dizer que ele poderia ser o grande vencedor se não fosse uma desconfiança minha. A forma com que o livro foi narrado despertou a minha atenção e isso estragou a grande surpresa que o livro guardava para o fim, pois já nas primeiras páginas descobri o verdadeiro assassino da história, fato que confirmei quando cheguei no fim. O livro tinha tudo para me surpreender, mas eu consegui estragar a brincadeira já no início.


Agora o grande vencedor realmente me pegou desprevenido. Ele me ganhou já nas primeiras páginas e a cada novo capítulo mexia de modo inacreditável com todos os meus sentimentos. Foi uma leitura de poucas horas, mas totalmente gratificante. Com ele experimentei tensões, expectativas e encantamentos, sentimentos que não sentia desde o dia em que li Menina Má, de William March. Não tenho receio de dizer que ele está entre os meus livros favoritos. Apesar de todo o encantamento e surpresa, eu não só conheci uma obra incrível, mas também pude conhecer um escritor sensacional. A obra realmente conseguiu atingir todos os objetivos propostos no concurso e arrisco a dizer que foi alcançados com maestria. Sendo assim, o livro vencedor desse primeiro concurso foi Dias Perfeitos, de Raphael Montes – como o próprio nome diz, para mim, ele realmente é perfeito.


Bem, foi muito bom promover o concurso. Com ele, eu pude refletir bastante e conhecer obras e autores que ainda não conhecia. Uma das grandes lições que tive foi que existem leitores com gostos e pontos de vista diferentes. Logicamente, que todos os livro têm um espaço importante dentro da literatura, independente do gosto de cada um. Acredito que todos os livros indicados foram marcantes para os participantes, porém nem todos tiveram o mesmo resultado comigo. Mesmo assim, valeu muito a experiência e as leituras.


Para que todos tenham uma noção da minha opinião sobre os cinco livros indicados, começo a publicar as resenhas aqui no blog a parti do próximo domingo. Logicamente que começarei com o livro vencedor, depois venho comentando os outros. Assim, todos têm a oportunidade de conhecer o meu pondo de vista com relação a cada obra e, lógico, saber porque Dias Perfeitos foi o livro vencedor.


Bem, peço que aqueles que não ganharam nesse primeiro concurso que não fiquem triste e nem desistam de tentar, pois a próxima pode ser a sua chance. Desculpem a enrolação para publicar o resultado.


Obrigado e conto sempre com vocês.


Sou jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmento, faço mestrado de Comunicação na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp).

Sobre mim

Marcadores

Nenhum tag.

Trecho de livro

Tudo muda, penso. Esta é a única constante. Todos crescemos (trecho de O último adeus)

bottom of page