top of page

[Resenha] Alquimina da tempestade e outros poemas


Conhecer Laminário, livro de Margarida Patriota, por meio da indicação da agência Oasys Cultural foi uma experiência imensurável. Depois de publicar a resenha, não demorou muito para a agência entrar em contato comigo novamente para indicar um novo livro. Diante da ótima experiência anterior, não hesitei em aceitar. E mais uma vez, não me arrependo da decisão, pois tive a oportunidade de conhecer mais uma obra incrível de poesia: A alquimia da tempestade e outros poemas, escrito por D.G. Ducci.


Publicado pela editora 7Letras, A alquimia da tempestade e outros poemas foi lançado no ano passado (2016). A obra é o primeiro livro de D.G. Ducci. Para quem não conhece, Ducci é um autor brasileiro, bibliotecário por formação, diplomata por profissão e escritor por vocação. Inspirado na linha ultrarromântica de Aluízio de Azevedo, os poemas de Ducci são sentimentais, profundos, melancólicos, porém encantadores e, ao mesmo tempo, inspiradores .

“Esta não foi uma obra de ficção”, assim termina a obra. Revelação que chama a atenção devido à temática de muitos poemas, mas, ao mesmo tempo, enfatizando que cada texto não faz parte apenas da imaginação do autor, pelo contrário faz parte de sua realidade, isto é, fruto de suas experiências de vida, o que torna cada poema mais intenso e vivaz.


Sempre fui apaixonado pelo Romantismo e não demorou muito para que eu percebesse a clara referência do autor à corrente literária iniciada aqui no Brasil no século XIX. Temas como o desejo pela morte e as desilusões amorosas, aparecem com frequência e foram as que mais me encantaram e despertaram o meu interesse, pois me proporcionaram uma experiência nostálgica, fazendo com que eu me lembrasse de momentos especiais de minha vida que estavam escondidos em algum lugar dentro de mim.


O autor representa em A aquimia da tempestade e outros poemas uma referência muito forte aos preceitos clássicos. Apesar de outras composições, o soneto com métrica decassílaba – comumente usado em soneto e presente em Os Luzidas, de Camões – é a base da maioria dos poemas. Não bastassem as técnicas usadas, a competência do autor alcança louvor diante de uma escrita madura, cuidadosa e impressionante, impossível colocar defeito. Lógico, não dá para esquecer do domínio formal de rima e ritmo que aparecem em muitos dos poemas. Uma obra de primeira.


O livro é composto por 86 poemas e dividido em 6 partes, divisão que ajuda a agrupar os textos em seções temáticas. Além disso, apresenta as páginas amareladas que dá um charme a mais a edição. É quase impossível, escolher uma poesia para apresentar para você, pois todas tem uma característica que as tornam especial. Apesar disso, divido com vocês uma das minhas favoritas


Morte


Dama da foice, teu desejo abraço

antes ter entardecido a vida,

de ter ouvido o badalar altivo:

teu canto livre, já outrora entoado.


Teu manto calmo - espera - será breve

há de chegar o dia em que termine

este ser podre, enfermo, combalido,

pra minha força poder vagar leve.


Recebe-me nessa arte com amante,

pois beijo teu é o único fiel:

o amor de uma mulher sempre é inconstante

e o teu para com todos jaz eterno!


Então me encontra e bate à minha porta

e leva este modesto nos teus braços:

me cura da doença que devora

e mostra para mim a eternidade!


O exemplo de cima, mostra como é difícil chegar ao fim de A alquimia da tempestade e outros poemas e não querer indicar para todos. Li o livro com satisfação e fiquei apaixonado por muitos poemas. Diante de um trabalho de qualidade, é impossível não se envolver e criar relação com essa obra. Para quem ainda não conhece ou para aqueles que não têm costume de ler poesia, o trabalho do D. G. Ducci é uma ótima dica. Com ele, a satisfação e o encanto são garantidos.


Aceite o desafio. Garanto que não vai se arrepender.


Nota 5: SENSACIONAL




Informações adicionais

Autor: D. G. Ducci

Editora: 7Letras

Ano: 2016

Páginas: 100

Assunto: Poesia Brasileira

Tipo de capa: Brochura


Sou jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmento, faço mestrado de Comunicação na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp).

Sobre mim

Marcadores

Nenhum tag.

Trecho de livro

Tudo muda, penso. Esta é a única constante. Todos crescemos (trecho de O último adeus)

bottom of page