top of page

Aproveite enquanto ainda há tempo


Nunca gastei muito tempo para pensar no inevitável processo de mutação que vivenciamos diariamente. Heráclito já dizia que nunca entramos em um mesmo rio duas vezes, pois, quando voltamos, nem ele, muito menos nós, somos os mesmos. É difícil perceber, mas você não é a mesma pessoa do que há alguns minutos atrás e não será a mesma quando finalizar este texto. Ou seja, estamos em constante processo de transformação.


Há poucos dias, deparei-me com a mudança. Ela invadiu o meu ser sem ao menos pedir licença e foi logo evidenciando a sua onipresença em minha vida. Em um súbito instante, dei-me conta da minha metamorfose. Hoje não sou mais o garoto inocente e amedrontado da infância. As coisas não são mais as mesmas. Meu rosto marcado pelo tempo, jamais será o mesmo. Não tenho a mesma disposição da adolescência, nem os mesmos gostos. Meus desejos modificaram. Até as minhas dificuldades passaram por um estágio de transformação. A vida nunca vai ser a mesma. Ela já mudou, está mudando neste exato momento e vai mudar daqui alguns segundos, minutos e horas.


Que estamos inegavelmente em processo de transformação não há dúvida. O que temos dificuldade de perceber é que as alterações estão acontecendo a todo o momento. Por ser um processo lento e sorrateiro, só nos damos conta das modificações quando elas ganham contornos mais nítidos. Às vezes, passamos anos e achamos que nada mudou, caímos na monotonia e reclamamos do que supomos imutável. Entretanto, nada foge do estágio de mutação, nem mesmo os seres mais simples da natureza.


Resgato tudo isso para dizer que devemos viver o momento. Sem fincar raízes no passado, nem aumentar os passos para chegar mais rápido ao futuro. Viva o agora. Sinta, toque, cheire, pergunte, experimente, ame. Sane todas as suas vontades. Aproveite seus desejos agora. Não deixe para daqui a pouco, para amanhã ou para o mês que vem, pois, em poucos segundos, não será a mesma pessoa, e só temos a oportunidade de desfrutar das nossas vontades, verdadeiramente, neste instante.


Pare e pense: provavelmente, em algum momento, você desejou algo e deixou para depois, e o resultado não foi o esperado. Sabe o motivo? Quando pensou você era um ser. E depois, quando resolveu aproveitar, era completamente outro. Enfim, desfrute de seu ser neste exato momento. Ele vai mudar. Então, não deixe para amanhã o que tem a possibilidade de fazer hoje. Viva.



Sou jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmento, faço mestrado de Comunicação na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp).

Sobre mim

Marcadores

Nenhum tag.

Trecho de livro

Tudo muda, penso. Esta é a única constante. Todos crescemos (trecho de O último adeus)

bottom of page