top of page

Não existe sucesso sem persistência

  • Foto do escritor: LEANDRO BRITO
    LEANDRO BRITO
  • 11 de ago. de 2016
  • 3 min de leitura

Foto: Danilo Verpa/NOPP

Levei um tempo significativo até, finalmente, ter a sensibilidade de reconhecer que a perseverança sempre reserva ótimos frutos. De tempo em tempo, sou inundado por provas que só vêm me reforçar o poder da perseverança. Hoje tive mais uma confirmação após ler uma matéria sobre a judoca Rafaela Silva, primeira medalhista de ouro do Brasil na Olimpíada Rio 2016. A atleta, de uma família pobre e moradora da Cidade de Deus no Rio de Janeiro, quase desistiu da profissão depois de uma equivocada derrota na Olimpíada de Londres em 2012 e ser vítima de comentários racistas. Entretanto, mesmo diante da experiência negativa, não desistiu, pelo contrário, persistiu, confiou e concretizou o seu sonho.


Depois de incorporar a perseverança em meu vocabulário, fui automaticamente obrigado a eliminar, sem dó, a palavra desistência de minha vida. E sem medo e muito menos receio levo isso para o meu cotidiano. Quanto aos resultados: na maioria das vezes são positivos. Hoje, não consigo aceitar a renuncia sem ao menos tentar, pois aprendi que sem o esforço e a perseverança é impossível alcançar qualquer coisa. Parto do princípio que só vamos ter certeza do sucesso ou do fracasso se fizermos a nossa parte, ou seja, se tentarmos.


Na graduação, tive duas experiências bem interessantes. A primeira foi no segundo ano da faculdade em que, diante do atraso, uma amiga quase abriu mão de entregar um trabalho que, inclusive, valia muita nota. Mas, eu, como o meu poder da insistência, a convenci a terminar, independentemente do resultado. Ela correu contra o tempo e conseguiu finalizar o trabalho minutos anos do deadline (do fim). Na hora o esforço e a persistência não apareceram. Na verdade eles se mostraram no fim do ano, quando a minha amiga percebeu que, se não tivesse entregado aquele trabalho, lá no primeiro semestre, não teria atingido a nota que precisava para ser aprovada.


A segunda experiência, vivenciei no último ano da faculdade. Mais uma vez estava diante de uma amiga em pânico, porém esta estava com dificuldade para terminar o TCC. Antes mesmo de tentar, ela já pensava determinada a desistir, pois tinha pouco tempo para finalizar uma boa parte do trabalho. Ela pediu meu conselho. Não pensei duas vezes e disse: “Você não pode desistir sem antes tentar. Acredite e você vai conseguir”. Felizmente, ela me ouviu. Hoje tudo é motivo de aprendizagem, pois ela terminou o TCC a tempo, apresentou, foi aprovada, tudo por conta da persistência.


Por que todas essas histórias? Para mostrar que a perseverança é a chave do sucesso. Acho lamentável quando as pessoas desistem antes mesmo de tentar, ou quando elas não acreditam em seu potencial. Isso me fazer pensar em quantas pessoas perderam a oportunidade de alcançar um sonho devido ao espírito da derrota antecipada. Hoje, me arrependo de muitas coisas as quais desisti ao longo da vida. No entanto, lamentar não vai trazer mudança. Por isso, sempre que posso, incentivo a todos a persistirem em seus sonhos, em seus objetivos. Sempre convido as pessoas a eliminarem a palavra desistência do seu vocabulário.


O que eu gostaria de passar por meio deste texto? O poder da perseverança e enfatizar que, com esforço, o impossível pode se torna realidade. Que não devemos desistir sem antes tentar. Que devemos acreditar em nós mesmo e nas nossas capacidades. E, mostra que, diante das dificuldades, devemos sempre erguer a cabeça, encher o pulmão de ar e sem medo dizer: “Eu sou capaz. Eu vou persistir”. Já dizia, sabiamente, Charles Chaplim: “A persistência é o caminho do êxito”.

Sou jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmento, faço mestrado de Comunicação na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp).

Sobre mim

Marcadores

Trecho de livro

Tudo muda, penso. Esta é a única constante. Todos crescemos (trecho de O último adeus)

© 2016 por Leandro Brito. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Google+ B&W
bottom of page