top of page

[Resenha] Exorcismo


Quando peguei em mãos o livro Exorcismo, a nostalgia apossou-se de minha mente e espalhou-se para o restante do meu corpo. Imediatamente, lembrei-me do dia em que, junto a alguns amigos, assisti ao filme O Exorcista pela primeira vez. Deveria ter no máximo 10 anos. Tempos, ainda, da famosa fita vídeo cassete, das locadoras, das locações. Amante de filmes de terror desde muito cedo, eu e alguns amigos conseguimos convencer um adulto a locar a película. Assistimos e, por mais incrível que pareça, achamos bizarras as cenas, sobretudo aquela que a garota descia a escada. Relembro desse fato, pois o livro de Thomas B. Allen, de certa forma, aborda uma temática que remete diretamente ao filme.


Publicado pela editora DarkSide Books este ano, Exorcismo é um livro escrito pelo jornalista Thomas B. Allen. A meu ver, poderíamos categorizar a obra como um livro reportagem, em que autor investiga e retrata a história real de um garoto que foi possuído por um demônio. Segundo Allen, é justamente a história desse menino que inspirou, primeiramente, a produção do livro O Exorcista, de Willian Peter Blatty e, posteriormente, a adaptação cinematográfica, roteirizada pelo próprio autor do livro e dirigida por William Friedkin.


Ciente da proximidade do filme ficcional com a realidade, Allen inicia uma investigação a fim de desvendar a verossimilhança existente entre realidade e ficção. Com o tempo, descobre por meio de um padre a existência de um diário em que estaria descritas todas as sessões de exorcismo que foram necessárias para libertar o garoto do demônio, chamado no livro de Robbie. O autor consegue uma cópia do diário e, com base nele e em algumas entrevistas, descreve, no livro, o mistério do exorcismo, que durante muito tempo foi ocultado pela igreja Católica.


Diria que, como Truman Capote em A Sangue Frio, Allen faz uso dos fatos reais para escrever uma “história”. Além do exorcismo em si, o livro é recheado de informações relevante que ajudam entender o porquê da ocultação do fato pela igreja, os procedimentos necessários para perceber quando uma pessoa está possuída, as etapas do exorcismo entre outros fatos e outras histórias. Para quem se interessa pelo assunto, é um livro riquíssimo e interessantíssimo.

Após relatar pessoalmente os fatos, o autor ainda anexa ao livro o diário contendo 24 páginas, onde nós leitores podemos ter acesso ao principal documento, que dá suporte ao livro de Allen. Como lembra o autor, o filme O Exorcista causou um grande alvoroço nas pessoas, na década de 1970 (quando foi lançado). Reza a lenda que pessoas teriam saído da sala de cinema em cima de macas hospitalares devido ao impacto que a película causou em alguns telespectadores. Vale ressaltar que as cenas são exageradas e intensificadas pelos recursos ficcionais. Assim, o livro vem para desvendar a história verdadeira por detrás do exorcismo.


Não encontro muitas palavras para descrever este livro. A minha vontade era de contar toda a história, mas seria indelicado e sem noção. A obra é muito interessante. É bem informativa. Com ele aprendi muitas coisas. Foi uma leitura que valeu a pena e que recomendo sem receio. Enfim, se quiser saber mais a história real que inspirou o filme O Exorcista, você precisa ler este livro.


Atraente, muito bem escrito e com informações interessantíssimas, isso define, para mim, Exorcismo, de Thomas B. Allen. A edição é linda, como todos os livros da DarkSide. Por fim, a obra não alcançou o nível sensacional do blog, mas é muito interessante. Recomendo.


Nota 4: INTERESSANTE


Informações adicionais*

Autor: Thomas B. Allen

Tradução: Eduardo Alves

Editora: DarkSide Books

Ano: 2016

Páginas: 254

Assunto: Cinema, Jornalismo

Tipo de capa: Capa Dura

*Detalhes referente à minha edição

Sou jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmento, faço mestrado de Comunicação na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp).

Sobre mim

Marcadores

Nenhum tag.

Trecho de livro

Tudo muda, penso. Esta é a única constante. Todos crescemos (trecho de O último adeus)

bottom of page