top of page

[Resenha] Onde Cantam os Pássaros


Adoro obras literárias encantadoras do princípio ao fim. Este ano, deparei com muitas delas. Entretanto, mais do que pelos encantadores, sou apaixonado por livro que tem a capacidade exímia de sorrateiramente me surpreender. Aquele que esconde as suas qualidades e vai desvendando-as ao longo da narrativa. Esse não prende sua atenção desde o início, mas basta dois ou três capítulos para você não ter outra escolha, senão lê-lo até a última página. Sem mais enrolação: tive o privilégio de encontrar uma obra com essa característica. O nome dela? Onde Cantam os Pássaros.


Escrito pela autora inglesa Evie Wyld, Onde Cantam os Pássaros foi publicado pela editora DarkSide Books, em 2015. A meu ver, esse livro tem uma das capas mais incríveis já produzida pela editora. Para ser sincero, a princípio, um dos motivadores para que eu o comprasse foi, justamente, a sua capa – sim, ainda compro muitos livros por causa da capa. No entanto, jamais imaginava que a embalagem era apenas um pequeno detalhe diante da magnífica história escondidas em cada frase, páginas e capítulos da obra. Não é de se estranhar que o livro tem conquistado vários prêmios literários tradicionais, como Barnes & Noble Discover Award.



Onde Cantam os Pássaros narra a história de Jake White, fazendeira moradora de uma ilha inglesa, que dedica o seu tempo, ao lado do seu cachorro chamado Cão, aos cuidados de suas ovelhas. Por meio de uma vida solitária e, em alguma medida, pouco sociável, Jake começa a se sentir ameaçada, quando passa a encontrar, de tempo em tempo, algumas ovelhas mortas, ou melhor, estraçalhadas. Não bastasse isso, ainda pessoas estranhas começam a aparecer em sua propriedade. A cada nova página, o leitor se vê diante de ameaças, tanto do passado quanto do presente da personagem central, que envolvem toda a narrativa.


Não me alongarei muito no enredo para não passar dos limites e contar demais. Assim, resta dizer que Onde Cantam os Pássaros é mais um dos candidatos a livro sensacional do blog. Um das coisas mais incríveis, a meu ver, é a forma que a autora escolheu para narrar a história e, principalmente, de organizar os capítulos. Intercalando passado e presente, a cada capítulo vamos conhecendo um pouco mais a história, muitas vezes, conturbada e triste de Jake. Uma obra nada cronológica, mas encantadora.


Onde Cantam os Pássaros é um livro com uma história pesada, carregada de sofrimento, pessimismo e saturada por fantasmas do passado. Nele, temos, como personagem principal, uma mulher forte, determinada, que, apesar de todos os sofrimentos vividos, consegue encontrar formas de viver, mesmo diante dos erros e das perdas. Dessa forma, já vou informando que não é uma narrativa leve, tem muitas cenas fortes e chocantes, mas, a meu ver, isso torna a obra ainda mais sensacional. É um livro para perceber que, além de nossas vidas, existem outras vidas, muitas vezes, em estágio avançado de degradação



Bem, o livro é simplesmente sensacional. Como já disse, ele foi me conquistando ao poucos. A princípio, achei a história meio confusa, mas estava reclamando sem perceber o ritmo e a organização dos capítulos. Esperava algo cronológico. Não era. E, depois do terceiro capítulos, tudo mudou e me apaixonei pelo livro. Enfim, não só recomendo como também digo que é uma leitura obrigatória a todos os apaixonados por literatura. Com uma qualidade inigualável, garanto que Onde Cantam os Pássaros vai surpreender você também.


Nota 5: SENSACIONAL


Informações adicionais*

Autor: Evie Wyld

Tradução: Leandro Durazzo

Editora: DarkSide Books

Ano: 2015

Páginas: 320

Assunto: Literatura Estrangeira - Romances

Tipo de capa: Capa Dura

*Detalhes referente à minha edição

Sou jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmento, faço mestrado de Comunicação na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp).

Sobre mim

Marcadores

Nenhum tag.

Trecho de livro

Tudo muda, penso. Esta é a única constante. Todos crescemos (trecho de O último adeus)

bottom of page