[Resenha] Onde Cantam os Pássaros
- LEANDRO BRITO
- 4 de set. de 2016
- 3 min de leitura

Adoro obras literárias encantadoras do princípio ao fim. Este ano, deparei com muitas delas. Entretanto, mais do que pelos encantadores, sou apaixonado por livro que tem a capacidade exímia de sorrateiramente me surpreender. Aquele que esconde as suas qualidades e vai desvendando-as ao longo da narrativa. Esse não prende sua atenção desde o início, mas basta dois ou três capítulos para você não ter outra escolha, senão lê-lo até a última página. Sem mais enrolação: tive o privilégio de encontrar uma obra com essa característica. O nome dela? Onde Cantam os Pássaros.
Escrito pela autora inglesa Evie Wyld, Onde Cantam os Pássaros foi publicado pela editora DarkSide Books, em 2015. A meu ver, esse livro tem uma das capas mais incríveis já produzida pela editora. Para ser sincero, a princípio, um dos motivadores para que eu o comprasse foi, justamente, a sua capa – sim, ainda compro muitos livros por causa da capa. No entanto, jamais imaginava que a embalagem era apenas um pequeno detalhe diante da magnífica história escondidas em cada frase, páginas e capítulos da obra. Não é de se estranhar que o livro tem conquistado vários prêmios literários tradicionais, como Barnes & Noble Discover Award.
Onde Cantam os Pássaros narra a história de Jake White, fazendeira moradora de uma ilha inglesa, que dedica o seu tempo, ao lado do seu cachorro chamado Cão, aos cuidados de suas ovelhas. Por meio de uma vida solitária e, em alguma medida, pouco sociável, Jake começa a se sentir ameaçada, quando passa a encontrar, de tempo em tempo, algumas ovelhas mortas, ou melhor, estraçalhadas. Não bastasse isso, ainda pessoas estranhas começam a aparecer em sua propriedade. A cada nova página, o leitor se vê diante de ameaças, tanto do passado quanto do presente da personagem central, que envolvem toda a narrativa.
Não me alongarei muito no enredo para não passar dos limites e contar demais. Assim, resta dizer que Onde Cantam os Pássaros é mais um dos candidatos a livro sensacional do blog. Um das coisas mais incríveis, a meu ver, é a forma que a autora escolheu para narrar a história e, principalmente, de organizar os capítulos. Intercalando passado e presente, a cada capítulo vamos conhecendo um pouco mais a história, muitas vezes, conturbada e triste de Jake. Uma obra nada cronológica, mas encantadora.
Onde Cantam os Pássaros é um livro com uma história pesada, carregada de sofrimento, pessimismo e saturada por fantasmas do passado. Nele, temos, como personagem principal, uma mulher forte, determinada, que, apesar de todos os sofrimentos vividos, consegue encontrar formas de viver, mesmo diante dos erros e das perdas. Dessa forma, já vou informando que não é uma narrativa leve, tem muitas cenas fortes e chocantes, mas, a meu ver, isso torna a obra ainda mais sensacional. É um livro para perceber que, além de nossas vidas, existem outras vidas, muitas vezes, em estágio avançado de degradação

Bem, o livro é simplesmente sensacional. Como já disse, ele foi me conquistando ao poucos. A princípio, achei a história meio confusa, mas estava reclamando sem perceber o ritmo e a organização dos capítulos. Esperava algo cronológico. Não era. E, depois do terceiro capítulos, tudo mudou e me apaixonei pelo livro. Enfim, não só recomendo como também digo que é uma leitura obrigatória a todos os apaixonados por literatura. Com uma qualidade inigualável, garanto que Onde Cantam os Pássaros vai surpreender você também.
Nota 5: SENSACIONAL

Informações adicionais*
Autor: Evie Wyld
Tradução: Leandro Durazzo
Editora: DarkSide Books
Ano: 2015
Páginas: 320
Assunto: Literatura Estrangeira - Romances
Tipo de capa: Capa Dura
*Detalhes referente à minha edição