top of page

Cinco sentidos, mas inúmeros mistérios


Muitos pesquisadores, assim como Norval Baitello Júnior, defendem a tese que, na contemporaneidade, vivemos em uma sociedade caracterizada pela visualidade. Isso se dá devido ao excesso de imagens a que somos expostos diariamente (outdoors, cartazes, vídeos, fotografias - nossa visão é usada e estimulada em todos os lugares e momentos). Apesar da veracidade da proposição dos autores, esta semana, dei-me conta de que, além da visão, outros sentidos são capazes de nos causar sensações, muitas vezes, incompreendidas.


Há alguns dias, eu estava ouvindo uma estação de rádio e deparei-me com uma retrospectiva de músicas dos anos 1990 e 2000. Boa parte das canções, eu conhecia. Ali deitado na cama, comecei a lembrar de coisas do passado. Em algumas horas, lembrei-me de momentos de festa, de divertimento, mas também de triste, de pessimismo e de sofrimento. É até difícil de explicar, mas eu sentia na pele, coisas que eu havia vivência quando tinha escutado a música pela primeira vez. Incrivelmente, cada canção, me fazia recordar de momentos que já nem lembrava mais. Parecia algo extremamente mágico.


A sensação incrível de rememorar o passado por meio de uma canção, fez-me recordar de uma tia que, vez ou outro, pedia para que eu tirasse alguma música que estivesse tocando em algum aparelho. Segundo ela, as melodias a faziam relembrar de momentos triste e isso, de certa forma, a deixava de mau humor. Naquela época, eu achava que tudo não passava de frescura, porém, depois que tive a minha primeira experiência de rememoração por meio de uma canção, vejo que ela realmente não estava de frescurice, de fato, a sensação era verídica.


Esse novo conhecimento, fez-me prestar mais atenção aos meus demais sentidos. Sim, além da visão e da audição, os outros também têm poderes incríveis. Entre eles, o olfato também tem me despertado muita fascinação. Minha primeira experiência mágica com relação ao olfato aconteceu por meio do cheiro de alguns perfumes. Não sei se você já vivenciou algo semelhante, mas não foram poucas as vezes que senti o cheiro de um perfume e lembre-me de alguma pessoa. Vire e mexe, lembro-me de minha mãe, de um amigo, de um familiar apenas ao sentir o cheiro de um perfume. É algo inexplicável: o cheiro vem e, automaticamente, lembro-me de alguém.


Entretanto, percebi que não só cheiro de perfume pode nos surpreender, os cheiros de comida também são grandes encantadores. Já perdia a conta da vez que senti o cheiro de uma carne ou de feijão e lembrei-me da comida de minha mãe. Não podemos nos esquecer do cheiro marcante que tem o café, todas as vezes que sinto o cheiro do grão moído, sou transportado para os mais variados lugares. Apesar desses, um cheiro que se tornou característico para mim, são os livros da DarkSide Books. As obras da editora tem um cheiro único, tanto que, todas as vezes que compro um livro, a primeira coisa que faço é cheirá-lo.


Nunca tinha parado para pensar, mas uma vez um amigo da faculdade comentou que, cada loja de um shopping, tem um cheiro característico. E segundo ele, há um investimento muito grande na recriação de um cheiro característico para uma loja, pois isso cria uma identidade com os clientes que sempre vão se lembrar do estabelecimento ao sentir um cheiro parecido.


Ao fim de tudo, podemos concordar com os pesquisadores que destacam a visão como o sentido mais destacado na contemporaneidade. Entretanto, isso não invalida a magia por detrás dos outros sentidos. Como vimos, os outros também são capazes de nos proporcionais sensações incríveis e, às vezes, inexplicáveis. E você já teve alguma experiência parecida com algum dos seus sentidos?

Sou jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmento, faço mestrado de Comunicação na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp).

Sobre mim

Marcadores

Nenhum tag.

Trecho de livro

Tudo muda, penso. Esta é a única constante. Todos crescemos (trecho de O último adeus)

bottom of page