top of page

[Resenha] Mentes Perigosas: o psicopata mora ao lado


No começo do mês, fui a São Paulo para participar de um evento de Comunicação Social. Em um tempinho de folga, resolvi dar um pulinho na Avenida Paulista, e pensa em uma boa ideia. Estava eu caminhando e olhando as bancas de revista e eis que me deparo com Mentes Perigosas, de Ana Beatriz Barbosa Silva. Sempre quis ler esse livro. Quando vi que estava na promoção, não perdi tempo, comprei. A curiosidade foi tanta que nem esperei chegar em casa, li o livro no ônibus mesmo. Entretanto, antes de ir direto à resenha, ficamos com uma historinha que introduz muito bem o tema:

Essa história é narrada por Ana Beatriz Barbosa Silva para introduzir a temática de Mentes Perigosas: O Psicopata Mora ao Lado. Isso mesmo, o livro apresenta ao leitor um pouco mais sobre a personalidade fria, calculista e cruel dos psicopatas. Se você é o tipo de pessoa que, assim como eu, gosta do tema não pode deixar de ler esse livro.


A autora é médica pela Universidade Federal de Rio de Janeiro com residência em psiquiatria pela mesma universidade. Por trabalhar com comportamento humano, ela é especialista no assunto. Diante dos diagnósticos da psiquiatra, ao longo do livro, vamos percebendo que, assim como o escorpião da história, os psicopatas são traiçoeiros por natureza e seres "humanos" que não se pode confiar.


Eu diria que o livro é uma espécie de enciclopédia sobre a psicopatia. Quando falo enciclopédia, não é exagero. A autora trabalha sobre vários pontos relacionados à temática: a personalidade de um psicopata, como identificar um, como se proteger deles, psicopatia na infância, de onde vem o comportamento, tudo isso, intercalando teorias e histórias reais para exemplificar os fatos.


Em Mentes Perigosas, a psiquiatra relata vários crimes que adquiram visibilidade, a meu ver, exagerada na mídia, com o caso dos Nardoni, da Suzane von Richthofen, do Lindemberg Alves Fernades (Caso Eloá), da Daniela, filha da autora de telenovelas Glória Perez, entre outros. Entretanto, não para por aí. Também tem várias histórias que não chegaram a apresentar destaque na mídia. Vale ressaltar que a autora frisa, em vários momentos, que não intitula as pessoas retratadas com psicopatas, mas vê nas atitudes delas as características de um.


Eu gostei muito de ler o livro. Com ele, eu consegui solucionar algumas dúvidas que eu tinha sobre o assunto, como por exemplo, saber a origem do distúrbio e se existem formas de tratamento. Ainda tenho muitas dúvidas sobre o tema e a obra me trouxe outras, porém fiquei satisfeito em aumentar o meu conhecimento sobre o tema. Cabe lembrar também que a autora vem quebrar o estereótipo que fazemos dos psicopatas. De acordo com a autora, diferente do que pensamos, eles são espertos, inteligentes e não necessariamente assassinos em série.

Mentes Perigosas é um livro muito bem escrito. Com uma linguagem acessível a qualquer pessoa, até mesmo para os leigos no assunto. Se você tem curiosidade para saber mais sobre esses seres manipuladores e calculistas, bem como reconhecê-los e mantê-los à distância, então esse livro é uma leitura obrigatória. Por fim, ele tem o meu selo de aprovação. Super-recomendo.


Nota 4: INTERESSANTE

Informações adicionais*

Autor: Ana Beatriz Barbosa Silva

Editora: Principium

Ano: 2014

Páginas: 232

Assunto: Psicologia criminal

Tipo de capa: Brochura

*Detalhes referente à minha edição

Sou jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmento, faço mestrado de Comunicação na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp).

Sobre mim

Marcadores

Nenhum tag.

Trecho de livro

Tudo muda, penso. Esta é a única constante. Todos crescemos (trecho de O último adeus)

bottom of page