top of page

[Resenha] Rezadeira - O Caso da Família Cabral


Muitas pessoas evitam ao máximo se aproximar de qualquer tipo de material horripilante, principalmente, durante a noite, sobretudo se for relacionado a espíritos. Eu sou uma das pessoas que fogem dessa definição. A maioria dos livros de terror que li ou dos filmes de horror que já assisti, tive acesso a eles momentos antes de ir para a cama. Não, eu não sou tão corajoso quanto parece, mas é o meu modo de acessar esses materiais de horror. Sendo assim, não poderia ler a Rezadeira – O Caso da Família Cabral em outro contexto. O li de madrugada e em meio a uma tremenda chuva. Foi uma experiência interessante.


O livro Rezadeira – O Caso da Família Cabral foi escrito por Carlos Rodrigo, primeiro escritor parceiro aqui do blog. Se quiser saber mais sobre o autor é só clicar aqui. Para resumir, Carlos tem 18 anos e começou a escrever ainda na infância. Essa obra de horror que conta o caso da família Cabral é a segunda história publicada pelo jovem, que, a meu ver, em pouco tempo vai se tornar um dos grandes autores brasileiros, pois o cara tem talento.


Bem, Rezadeira – O Caso da Família Cabral é um conto de horror, que foi inspirado em um livro que o autor está escrevendo: Ressuência. De acordo com Carlos, no livro, um dos personagens assiste a um filme chamado Rezadeira. Pensando em como poderia ser a história dessa película, ele teve a ideia de criar o conto.


O conto narra a história da Família Cabral que se muda do Juazeiro do Norte para morar em uma casa em Crato, no Ceará. De início, os novos moradores não sabiam, mas depois acabaram por descobrir a estranha fama daquela casa onde foram morar. De acordo com os fatos, em 1995, aquela casa havia sido o cenário de a um assassinato que acabou com a morte de três pessoas, entre elas uma rezadeira. Deste episódio em diante, coisas estranhas começam a acontecer naquele local.

"Naquela mesma noite, enquanto todos dormiam tranquilos, João foi 'agraciado' com um pesadelo, ou pelo menos todos diriam no dia seguinte que foi um pesadelo, porque, aos olhos dele, a cena se mostrou absolutamente real."

A princípio, a má fama do local é visto pelos novos moradores apenas como boatos. Tudo ia bem até que coisas estranhas começam a acontecer na casa. Um dos primeiros a perceber as aparições sobrenaturais é João, um dos filhos dos Cabral. Barulhos estranhos e uma doença inesperada eram apenas o começo de tudo. Depois disso, a família Cabral se arrependeria seriamente de ir morar naquela casa. No fim, aquele casarão trouxe grandes transtornos a família e deixou cicatrizes indeléveis. Ficou curioso? Vai ter de ler o conto para descobrir o destino da família, mas já adianto: você vai se surpreender.


O conto, como o próprio estilo pressupõe, é bem curto, tem ao todo 20 páginas. Achei bem interessante a leitura dele. Se você tem um pouco de receio com histórias de horror, recomento que leia durante o dia, pois tem algumas partes chocantes, começando pelo fato da história ser baseada em uma fatos reais. Em poucos minutos de leitura, eu tive vários sustos. Barulhos simples que nunca tinha percebido, adquiriram outra proporção quando conheci a história.


Achei a escrita do autor bem interessante. É uma leitura rápida, simples e compenetrante. Um recurso que até então só tinha visto nas obras de Machado de Assis, me chamou a atenção no conto: a interação do escritor com nós leitores. Já adianto que a interação do escritor conosco nos deixar ainda mais apreensivos. Depois de ler esse conto, garanto que suas noites vão ser vista sob outro ponto de vista. Até os barulhos tomaram outra significado. Se ler, vai entender o que estou tentando dizer.


Enfim, eu achei o conto bem bacana, mas confesso que gostaria de ter mais detalhes da história. Como vemos em uma entrevista no fim do livro, o autor cogita a possibilidade de trazer mais detalhes em outro livro, mas não promete nada. É apenas uma suposição. Apesar da incerteza, adoraria saber mais tanto sobre o assassinato como sobre da família Cabral. Então, leiam o conto. Vale a pena. Eu recomendo e, caso goste de histórias de horror, é indispensável.

O conto pode ser adquirido em ebook (Amazon: http://migre.me/uJeUR) ou em formato físico (Clube de Autores: http://migre.me/v7xcN). Não deixem de conhecer.

Informações adicionais

Autor: Carlos Rodrigo

Editora: Clube de Autores

Ano: 2016

Páginas: 36

Assunto: Ficção brasileira

Sou jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmento, faço mestrado de Comunicação na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp).

Sobre mim

Marcadores

Nenhum tag.

Trecho de livro

Tudo muda, penso. Esta é a única constante. Todos crescemos (trecho de O último adeus)

bottom of page