top of page

Liberte-se das más energias


Viver a vida intensamente bem é, sem dúvida, o desejo incondicional de qualquer ser humano. Entretanto, quando você se dá conta da complexidade do mundo e de sua própria vida, você percebe que se manter inteiramente inabalado, com frequência, não é uma tarefa fácil. Sempre vai existir aquele dia em que você acorda e lamenta amargamente por ter levantado. Aquele dia que nada dá certo, tudo parece caminhar para o abismo e, por mais que se esforce, sempre tropeça, leva um empurrão, uma rasteira, ou até mesmo aquela escorregada clássica. No fim, se tudo der certo, depois de inúmeros percalços, sempre conseguimos sobrevive.


Quando temos um dia complicado, naturalmente nos transformamos em vítimas. Lamentamos a cada nova irregularidade do dia. Tudo passa a ter um significado catastrófico. Nada está bom e quando chega ao final do dia, nem ao menos aguentamos nós mesmos de tentas cargas negativas que acumulamos. Não sei, talvez, o desequilíbrio seja o momento de descarregar as energias. De rir das desgraças, de chorar com os problemas, de gritar com o mundo.


Acredito que podemos descarregar as más energias de várias maneiras. Todavia, cada pessoa tem liberdade para escolher como vai se libertar delas. Para dar um exemplo, eu geralmente me desapego dessa carga ruim da forma mais introspectiva possível. Gosto de curtir os dias irregulares sozinho. Ouço música, assisto filme, leio, escrevo. Solto as emoções, as angustias, as amarguras. Tudo sozinho e lógico refletindo. Não acredito que seja a única ou melhor forma, porém essa é a minha.


Por acreditar que os dias caóticos sejam considerados aqueles momentos de renovação do espírito, eu acredito que devemos saber como conduzir a renovação. Como já disse, é um momento de descarrego. Momento de abrir mão de tudo que incomoda, que machuca, que estressa, que transtorna. Portanto, devemos aproveitar os dias ruins para eliminar as nossas amarguras seja chorando ou rindo, mas sempre na posição de eliminadores nunca de acumuladores.


Já conheci pessoas que enxergam o dia ruim como um carma. No entanto, ao invés de elas se livrarem do carma, absorvem ainda mais energias negativas. Vão acumulando e, como sabemos, tudo que acumula acaba ocupando espaços indesejados e consequentemente traz mais transtornos, que gera mais incômodo e desequilíbrio. Com certeza, essas pessoas não vão ter apenas um dia complicado, mas uma série deles. Tudo isso, porque elas se recusam, muitas vezes inconscientemente, de abri mão das energias ruins.


Bem, onde quero chegar com tudo isso? Gostaria de dizer que você não é exceção. Todos têm um dia daqueles. Entretanto, devemos saber nos comportar nesses momentos. A melhor maneira de dar uma resposta aos carmas é descarregando as energias; não importa como, porém sempre descarregado, nunca acumulando. Quando se deparar com aquele dia do "cão" expulse os males chorando, cantando, rindo, gritando. Expulse as más energias do seu corpo e permita a renovação.

Sou jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmento, faço mestrado de Comunicação na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp).

Sobre mim

Marcadores

Nenhum tag.

Trecho de livro

Tudo muda, penso. Esta é a única constante. Todos crescemos (trecho de O último adeus)

bottom of page