top of page

[Resenha] Vou lhe mostrar o medo


Há quatro meses, inicie o MeUniverso publicando uma resenha de uma compilação de contos escritos por Edgar Allan Poe. Depois desse tempo, venho resenhar um livro que tem uma relação com o autor. Vou lhe mostrar o medo, eu comprei em uma livraria na rodoviária Barra Funda, em São Paulo. A primeira coisa que me atraiu nele foi a imagem de Poe na capa. De cara, fiquei curioso para saber mais sobre a obra e qual era a sua relação com o escritor. Para um incentivo maior, o livro estava na promoção; assim, não pensei duas vezes, o comprei.


Vou lhe mostrar o medo foi escrito pelo autor norueguês Nikolaj Frobenius. Ainda não conhecia o escritor, mas em uma curta pesquisa, descobri que ele tem várias obras premiadas, bem como livros traduzidos em dezoito idiomas. Segundo as informações do livro, Frobenius ficou conhecido por ser o roteirista do filme sueco Insônia, que também se tornou uma adaptação norte-americana em 2002.



Bem, como o escritor já adianta na capa do livro, por meio de Vou lhe mostrar o medo, estamos diante de “O mistério de Edgar Allan Poe”, isso mesmo o autor conhecido pelos contos policiais, macabros e de terror. Como já dá para ter uma noção, Poe, personagem principal, é um autor em busca de conseguir prestígio a fim de se tornar um grande escritor. Assim como qualquer pessoa determinada a alcançar os seus objetivos, Poe vai à procura de meios para realizar o seu sonho.


Apesar da dificuldade de se inserir no mercado editorial, tudo ia bem, até que alguns crimes começam a chamar a atenção tanto da polícia quanto de jornalistas, devido à sua similaridade com os contos de Poe. Bem, é isso mesmo que você está imaginando, um maluco, fascinado pelos textos do escritor, passa a reproduzir os contos macabros de Poe. O primeiro crime relatado tem semelhança com Berenice, conto publicado pelo autor em 1835.

"Minha missão ficou clara quando li o seu conto Berenice. Ele foi escrito para mim não é patrão você me mandou um sinal. Vou lhe mostrar como o mundo novo deles vai terminar.

Vou lhes mostrar o medo."

Ao longo da história, além de conhecer o verdadeiro criminoso e imitador, temos um conflito entre Poe e Griswold – um jornalista religioso que vê nos trabalhos de Poe verdadeiras obras demoníacas – que norteia todo o romance. Mesmo com divergências, Griswold ainda inclui, em algumas de suas antologias, textos de Poe; assim o escritor passa a ganhar certo prestígio. Entre aproximações e distanciamentos, muitos mistérios e conflitos envolvem os dois personagens.


Conforme vamos lendo a história, muitas questões tomam conta de nossa mente, como: será que Poe vai alcançar prestígio? Será que existe alguma relação entre a história contada no livro com a vida real de Poe? Onde essa trama pretende chegar? Se você conhecer um pouco sobre a vida do escritor, já vai ter as respostas para algumas dessas perguntas desde o início do livro. O legal é que, além do real, têm alguns fatos que, embora desconhecidos na realidade, são reconstruídos pelo autor por meio da ficção, como a possível morte de Poe.


Não achei o livro fantástico ou fabuloso, mas preciso assumir que ele tem algumas características bem interessantes. Primeiro, a obra nos apresenta grande parte da história conhecida do Edgar Allan Poe, lógico que a história do escritor é a todo o momento mesclada como casos fictícios, assim como os próprios crimes, porém temos muitas fatos que encontram correspondências com a história real do escritor, ou seja, Frobenius relata a história de Poe com algumas pitadas de ficção. Nesse sentido, grande parte dos personagens são reais. Ótimo para quem tem interesse em saber mais sobre a história do autor.


GRAÇAS AOS CÉUS, HÁ-DE

A CRISE ESTAR ACABADA,

A LONGA ENFERMIDADE

REDUZIDA A NADA

E A FEBRE CHAMADA "VIVER"

TOTALMENTE CURADA. *

*Trecho de "For Annie", poema de Poe.


Outra coisa que achei bem interessante foi a retomada que o autor do livro fez, trazendo trechos e textos escritos por Poe, como Berenice, O Corvo, Os Crimes da Rua Morgue. Adorei relembrar as produções de Poe. Além disso, temos ao longo da narrativa vários fragmentos de jornais e poemas de outros escritores da época. Achei bem interessante também, o fato do livro já começar com o desfecho, que só vamos tendo clareza dele conforme vamos conhecendo os fatos que culminaram no fim, apresentado já no prólogo.


Depois de um tempo de reflexão, tenho que confessar que achei o livro bacana. Talvez o que mais me chamou a atenção tenha sido as intertextualidades ao longo da narrativa. Conhecei muitas coisas sobre Poe, que só descobri que eram reais, depois que busquei uma biografia do escritor para conferir. Apesar disso, fiquei desapontado com o fato de termos evidências suficientes para, logo no início, saber quem está por detrás dos crimes. Senti a necessidade de um elemento que me surpreendesse. Achei a história bem previsível, mas interessante.


Bem, indico para todos que queiram saber mais de Poe por meio de uma ficção. É uma leitura agradável e legal. Não é uma obra que trabalha bem a questão do mistério e do suspense – talvez não seja a intenção do autor – mas é bem bacana. Fica a dica!


Nota 3: LEGAL

Informações adicionais*

Autor: Nikolaj Frobenius

Tradução: Eliana Sabino

Editora: Geração

Ano: 2012

Páginas: 295

Assunto: Ficção norueguesa

Tipo de capa: Brochura

*Detalhes referente à minha edição

Sou jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmento, faço mestrado de Comunicação na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp).

Sobre mim

Marcadores

Nenhum tag.

Trecho de livro

Tudo muda, penso. Esta é a única constante. Todos crescemos (trecho de O último adeus)

bottom of page