top of page

[Primeiras impressões] Ossos do Clima


Na efetivação da parceria com o André Souto, o escritor disponibilizou o prólogo e os primeiros capítulos do livro para nós parceiros fazermos aquela primeira degustação - termo usado pelo autor. Se tratando de degustação, não perdi tempo e fui logo iniciar a leitura. Creio que teremos uma resenha mais detalhada aqui no blog, em breve. Entretanto, compartilho com vocês, nessa publicação, as minhas primeiras impressões da obra. Antes de entrar em minha considerações, gostaria de compartilhar com você a sinopse do livro:

O misterioso desaparecimento de um renomado cientista, um incêndio criminoso, um roubo que deu errado e as mortes inexplicáveis de diferentes pesquisadores ao redor do mundo.

Aparentemente nenhum desses fatos está relacionado, mas com o desenrolar da história fica evidente cada pequena conexão. Algumas nem tão pequenas assim.

Entre inúmeras perguntas sem respostas e enigmas que parecem insolúveis acontece, em Brasília, a Cúpula Mundial do Clima, pano de fundo para tramas políticas que podem mexer com algumas das mais íntimas certezas dos protagonistas da trama, assassinatos e uma caçada pelas pessoas que podem mudar a nova ordem mundial.

Junte-se a Alice Gianne e Amilton Vidal para tentar desvendar esse mistério e entender quais são os Ossos do Clima.


O prólogo e os primeiros capítulos narram justamente cada um dos misteriosos acontecimentos apresentados no primeiro período da sinopse. Esses diferentes fatos carregados de suspense e uma narrativa bem interessante já me ganharam de cara. As ações e os acontecimentos são muito bem desenvolvidos o que de certa forma ajudam a prender o leitor. Tenho um pouco de desanimo com livros que trabalham o suspense de forma morna. Contrariando isso, Souto me surpreendeu ao trazer para o seu livro o suspense de forma mais dinâmica e atraente. Não gosto muitas de comparações, mas, em certa medida, lembrei um pouco das obras escritas por Dan Brown ao ler os primeiros capítulos.


O livro é narrado em terceira pessoa. Fiquei bem envolvido com o modo com que a história é contada. Nessa primeira leitura, pude perceber um narrador que conta a história como se tivesse observado os personagens. Eu sou o tipo de pessoa que gosta mais daqueles livros narrados em terceira pessoa que o autor mostra conhecer os sentimentos dos personagens. Entretanto, mais uma vez fui surpreendido, pois, apesar de existir um distanciamento entre o escritor e os personagens, eu gostei muito da narração.


Outra característica que me agradou bastante foi a linguagem do livro. Gosto muito de obras que apresentam uma escrita mais bem trabalhada, com a utilização de metáforas e outros jogos de palavras. Fiquei bem contente de encontrar isso em Ossos do Clima, isso mostra um comprometimento e o envolvimento do autor com a obra e com a história.


Como deu para perceber, as minhas primeiras impressões com relação ao livro foram bem positivas. Se o livro continuar nesse nível, ele tem grande chance de ganhar espaço entro as minhas leituras favoritas. Eu pretendo terminar de ler o livro em breve e espero trazer a vocês uma resenha com mais detalhes. Mas para aqueles que já ficaram encantados com o livro, gostaria de lembrar que ainda dá tempo de adquirir a sua edição no período de pré-venda, que está com um preço imperdível. Se não quiser perder essa oportunidade, clique aqui e adquira o seu.

Para mais informações sobre o livro e o autor, você pode acessar a publicação do blog, em que apresento o André Souto como parceiro do MeUniverso, para isso só clicar aqui.


Aguardem a resenha!

Sou jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmento, faço mestrado de Comunicação na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp).

Sobre mim

Marcadores

Nenhum tag.

Trecho de livro

Tudo muda, penso. Esta é a única constante. Todos crescemos (trecho de O último adeus)

bottom of page