top of page

[Resenha] O Assassinato de Roger Ackroyd

  • Foto do escritor: LEANDRO BRITO
    LEANDRO BRITO
  • 19 de fev. de 2017
  • 3 min de leitura

Depois de publicar a resenha do livro vencedor, inicio as postagens das demais obras que participaram do primeiro concurso do MeUniverso. Esta semana, decidi trazer um pouco das minhas considerações com relação ao livro O Assassinato de Roger Ackroyd, de Agatha Christie. Para quem conhece o blog há algum tempo, sabe que meu contato com Christie é bem recente. Conheço a escritora de longas datas, mas li o primeiro livro dela no ano passado. Até no momento, O Assassinato de Roger Ackroyd foi o melhor livro que já li da autora.

O Assassinato de Roger Ackroyd conta a história do misterioso assassinato de Roger, um senhor rico e viúvo que vivia em uma pequena vila, conhecida como King’s Abbot. O crime inesperado acontece após Roger receber uma carta de mrs. Ferrars, uma pretendente que morre antes mesmo de tentar um possível casamento com Roger. Na carta misteriosa, ela prometia revelar o seu cúmplice que a ajudou a assassinar o seu marido por meio de um envenenamento. Arrependida com relação ao ato ilícito e sob chantagem, mrs. Ferrars decide abri o jogo com Roger.


" Fiz o pouco que tinha para ser feito. Fui cuidadoso para não desfazer a posição do corpo e para não tocar absolutamente na adaga. Não haveria nenhum benefício em fazê-lo. Ackroyd estava claramente morto havia algum tempo ".

Após Roger ser encontrado morto com um punhal travado nas costas, uma investigação tem inicio. Tudo corria sem solução, até que a filha de Roger, miss Flora, descobre que o detetive Hercule Poirot está morando na cidade com uma identidade secreta. Poroit é convidado para assumir o caso e não resiste: resolve aceitar o convite e, a partir daí, o ilustre detetive inicia a sua investigação que como sempre deixa o leitor perdido diante de muitos suspeitos. Apesar da grande confusão que Christie faz da cabeça do leitor, como sempre ela traz um fim incrível e esplendido.

Eu me interessei por esse livro por inúmeros aspectos. O primeiro deles foi a investigação do caso. Nos outros livros que li da autora, percebi uma grande concentração apenas em entrevista com pessoas mais próximas da vítima. Neste livro vai além das entrevistas do detetive, temos outros personagens ajudando também na investigação. Um segundo aspecto que me chamou atenção foi o fato do livro se narrado em primeira pessoa. Até então, O Assassinato de Roger Ackroyd é o primeiro livro de Christie que leio com esse tipo de narrativa. Achei bem bacana. A narrativa em primeira pessoa traz uma característica bem interessante para o livro.


"Pouco depois das 9 horas eu já estava em casa novamente. Abri a porta da frente com a chave que sempre tinha comigo e parei intencionalmente, alguns instantes, no corredor de entrada enquanto pendurava o chapéu e o leve sobretudo que eu havia levado, sábia precaução contra a friagem do início de uma manhã outonal. Para ser sincero, estava bastante perturbado e preocupado. Não vou dizer que naquele momento eu previa os eventos das próximas semanas. Eu certamente não previ. Porém meu instinto avisava que momentos agitados estavam por vir."

Apesar de ter descoberto o assassina nas primeiras páginas, eu gostei muito do desfecho e acredito que muitos vão se surpreender com a ousadia da escritora. Christie fez algo no fim desse livro que ainda não tinha visto em nenhum outro livro do gênero. Descobri essa intenção da autora e achei incrível. Como já comentei senão tivesse solucionado o mistério antes da hora, provavelmente teria um grande concorrente para Dias Perfeitos, o vencedor do concurso. Eu definitivamente amei a história. Ela tem tudo que os amantes de romance policial gostam: suspenses, suspeitos, mistérios e, lógico, um fim surpreendente.

Enfim, fiquei muito contente de conhecer mais um livro da Agatha Christie e mais uma vez reitero que valeu muito a pena desenvolver o concurso no blog. Indico O Assassinato de Roger Ackroyd para todos, pois é mais um livro sensacional, com aquelas características incríveis que um bom romance policial reserva para surpreender e encantar o leitor. Não deixem de ler, super-recomendo a leitura.


Nota 5: SENSACIONAL

Informações adicionais

Autor: Agatha Christie

Editora: Globo Livros

Ano: 2014

Páginas: 280

Assunto: Suspense Policial

Tipo de capa: Brochura

Obs: Foto - Emprestada do blog LEUXCLAIR, escrito por Ana Clara.

Sou jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmento, faço mestrado de Comunicação na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp).

Sobre mim

Marcadores

Trecho de livro

Tudo muda, penso. Esta é a única constante. Todos crescemos (trecho de O último adeus)

© 2016 por Leandro Brito. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Google+ B&W
bottom of page