top of page

[Resenha] Mentirosos


Trago hoje as minhas considerações sobre o terceiro livro que fez parte do primeiro concurso do blog. Por incrível que parece, assim como as primeiras obras apresentadas aqui, está também é do gênero suspense. Mentirosos, de E. Lockhart foi publicado pela editora Seguinte, em 2014.


Mentirosos conta a história de Cadence Sinclair Eastman, uma adolescente que faz parte de uma família rica, ambiciosa e tradicional. A família Sinclair tem propriedade em Widemere, na ilha Beechwood, local onde todos os familiares se reunem todos os verões para aproveitar as férias. Na trama, Candece inicia a sua narrativa apresentando a sua frustração por não se lembrar de detalhes do seu verão dos quinze anos na ilha.


Coisas muito sombrias aconteceram em Beechwood, no último verão que Candece esteve na ilha. Além da impotência por não se lembrar dos fatos que marcaram aquele verão, a garota ainda precisa lidar com a privação de voltar à ilha e os traumas que atrapalham diretamente a sua vida desde o incidente. Incapaz de conseguir informações com os próprios familiares, Candece viver com o dilema de ter de se manter afastada de seus primos (Mirren, Johnny) e um amigo da família Gat, os quatro que eram denominados pela família como os mentirosos.


"BEM-VINDO AO MEU CRÂNIO. Um caminhão passa por cima dos ossos do meu pescoço e da minha cabeça. As vértebras se rompem, o cérebro estala e vaza. Milhares de lanternas piscam em meus olhos. O mundo se inclina. Eu vomito. Perco os sentidos. Isso acontece o tempo todo. Não passa de um dia comum. A dor começou seis semanas depois do acidente. Ninguém tinha certeza se as duas coisas estavam relacionadas, mas não havia como negar o vômito, a perda de peso e o horror em geral"


Depois de alguns anos privada de voltar a Beechwood, no verão dos dezessete, Candece tem a permissão dos familiares para voltar à ilha. A oportunidade ajudará a jovem de, ao pouco, rememorar todos os episódios turbulentos, terríveis e conturbados que marcaram aquele verão que insiste em se manter apagado da memória de Candece. A revelação que obtemos só nos último capítulos do livro, trará revelações chocante não só sobre o incidente da ilha, mas também fato e segredos chocantes sobre os Sinclair.


Mentirosos é narrado em primeira pessoa sob o ponto de vista de Candence. Quanto à escrita da autora não tenho o que reclamar, pois adorei a forma como ela conduziu a obra, sem contar que o livro é muito bem escrito e com uma linguagem interessante e envolvente. Em alguns momentos, nós leitores encontramos ao longo da narrativa alguns jogos de palavras, coisa que me chamou bastante a atenção. Lockhart fez um ótimo trabalho.


O livro é narrado basicamente em torno dos relatos da personagem principal seja por meio de um relato do presente ou do passado. As idas e vindas entre passado e presente contados pela personagem nos ajuda a ter um bom panorama das personagens e principalmente da família Sinclar. Para os interessados, Mentirosos é uma história de obsessão, ganância e riqueza que levaram a situações lamentáveis.


Por se tratar de um livro de suspense, não é de se estranhar que a solução do conflito seja apresentada só no desfecho. Apesar de ficar muito interessado em chegar as últimas páginas para fazer desvendar o mistério da trama, confesso que fiquei um pouco entediado até chegar ao final, pois achei a história um pouco parada, sem muitas ações. Acho que faltaram alguns detalhes ao longo da trama para prender a minha atenção. O mistério foi a única coisa que me manteve firme na narrativa.


Ao saber de todos os mistérios por detrás da amnésia de Candece, confesso que fiquei bem surpreso. Gostei bastante do desfecho da história, mas, como eu comentei, fiquei bem desanimado com o desenvolvimento dela. A princípio, achei que fosse ficar compenetrado na trama do começo ao fim, porém não foi o que aconteceu. Se não fosse o mistério, teria ficado bem frustrado com a leitura.


Para aqueles que gostam de suspense, é uma boa dica, por isso não tenho receio de indicar. Enfim, apesar dos pontos que me incomodaram, gostei de ler Mentirosos e recomento a quem tiver interesse.

Nota 4 - INTERESSANTE

Informações adicionais

Autor: E. Lockhart

Editora: Seguinte

Ano: 2014

Páginas: 272

Assunto: Juvenil

Tipo de capa: Brochura

Sou jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmento, faço mestrado de Comunicação na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp).

Sobre mim

Marcadores

Nenhum tag.

Trecho de livro

Tudo muda, penso. Esta é a única constante. Todos crescemos (trecho de O último adeus)

bottom of page