top of page

[Resenha] No Escuro


Bem, as resenhas dos livros que participaram do concurso estão chegando ao fim. Essa é a penúltima e trago as minhas considerações de No Escuro, escrito por Elizabeth Haynes. A obra, publicada em 2013, foi lançada aqui no Brasil pela editora Intrínseca. Para aqueles ainda não conhecem o livro, adiante que se trata de um suspense.


No Escuro conta a história de Catherine Bailey, uma jovem mulher que, após passar por um grande trauma em sua vida, desenvolve um quadro de Transtorno Obsessivo Compulsivo. Ao deixar Lancaster (sua cidade natal), Bailey se muda para Londres a fim de esquecer os trauma vivido e poder ter uma vida normal. Entretanto, não consegue ter uma vida calma, sobretudo devido ao TOC desenvolvido.


"FAZIA UMA HORA E MEIA QUE eu chegara em casa, e minhas verificações iam bem mal. Cada vez que eu achava que tinha feito tudo certo, ressurgia a incerteza, o medo. Não havia sentido em fazer aquilo se não fosse para fazer direito. Àquela altura minhas mãos tremiam e eu mal enxergava em meio às lágrimas — e eu nem passara da porta"


A trama tem início com um interrogatório, onde conhecemos Lee Anthony Brightman. Brightman é acusado de agressão, sequestro e cárcere privado de Catherine. Os fatos que revelam os detalhes dessa narrativa são apresentados ao longo da narrativa aos poucos, mas já adianto que o grande responsável pelos traumas e pesadelos de Catherine é Brightman. Entretanto, para conhecer os motivos e fatos que resultaram em um fim trágico, você precisa ler a história.


A meu ver, a estrutura de No Escuro é um tanto que inovadora. A história, narrada em primeira pessoa e sob o ponto de vista de Catherine, é conta em dois momentos da vida da personagem principal. Intercalando relatos ora do passado ora do futuro, vamos conhecendo aos poucos, de um lado, a personalidade desenvolvida por Catherine após os eventos traumáticos e, por outro lado, conhecemos os eventos que marcaram negativamente o passado da personagem.


Por se tratar de um suspense, a escritora não entrega os fatos com rapidez, pelo contrário, a cada novo capítulo ela vai acrescentando mais uma peça ao quebra cabeça que, ao ser completamente montado no fim, revelará uma história carregada de obsessão, ciúme, violência, covardia e traumas. Só conseguimos ter uma noção mais aprofundada da trama quando vamos chegando ao fim.


Ele merecia alguém melhor do que eu. Merecia alguém que não tivesse uma cabeça tão fodida, alguém que não trouxesse um psicopata na sua cola, além de todo tipo de bagagem emocional.


No Escuro é uma história forte devida principalmente às cenas de violência. Acho que um grande legado essa obra seja a abertura para comentar sobre um problema bem delicado: a violência contra a mulher. A autora trabalhou de uma forma muito responsável e admirável essa temática, trazendo até situações que despertam a nossa reflexão. Por meio do livro, conhecemos, por exemplo, o que dificulta as vítimas de violência a denunciar o seu parceiro e ainda as falhas que a lei ainda apresenta para manter a segurança de mulheres vítimas de violência domestica.


Apesar do final ser bem pesado, no início da história quando estamos conhecendo os personagens, algumas cenas mais calientes, estilo Cinquenta Tons de Cinza (não li e não tenho interesse na temática do livro, mas pelo que ouço falar tem muitas cenas quentes entre os personagens). Eu, particularmente, não gosto de história com esses tipos de detalhes sexuais, por isso não curti muitos essa cena, mas, para quem gosta, é bacana.


"Com o mínimo de movimentos possível, ergui a saia e desci a calcinha até os joelhos, depois me contorci um pouco para baixá-la até os calcanhares, passá-la pelos sapatos e escondê-la na mão o mais rápido que consegui"


Eu achei a história interessante, com algumas características nem incríveis, porém quando avalio a obra inteira, não posso dizer que adorei o livro. Eu achei o livro legal. Não curti muito a demora no desenrolar da trama. Uma coisa que me incomodou um pouco foi a força que a personagem apresentou na fase final da narrativa. Depois de todo o trauma, achei um pouco força. Tenho certeza que o desfecho para algumas pessoas pode ser interessante, mas também não me agradou muito. Como um amante de histórias trágicas, espera um fim menos floreado. Todavia é interessante.


Enfim, para quem gosta de suspense e histórias fortes, No Escuro é uma boa escolha. Entretanto, indico a narrativa até mesmo aqueles que não gostam do gênero, pois é um livro intrigante, com reflexões bacanas e com um estilo próprio e bem interessante. Vale a pena conhecer.

Nota 3: LEGAL

Informações adicionais

Autor: Elizabeth Haynes

Editora: Intrínseca

Ano: 2013

Páginas: 333

Assunto: Supense policial

Tipo: Edição digital

Sou jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmento, faço mestrado de Comunicação na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp).

Sobre mim

Marcadores

Nenhum tag.

Trecho de livro

Tudo muda, penso. Esta é a única constante. Todos crescemos (trecho de O último adeus)

bottom of page