top of page

[Resenha] Noah Foge de Casa


Desde que tive a alegria de dividir alguns momentos com O Menino do Pijama Listrado, de John Boyne, alimentei a curiosidade de ler outra obra do autor irlandês. Recentemente, estava olhando alguns exemplares na biblioteca da universidade onde estudo e me deparei com Noah Foge de Casa. Vi ali mais uma oportunidade de me deliciar com mais uma história de Boyne. Não perdi tempo: peguei o livro, o li e venho dividir com você o meu ponto de vista sobre mais esta obra dessse escritor incrível.


Para quem não conhece, John Boyne é autor de romances e já foi traduzido em mais de quarenta línguas. Nascido na Irlanda, o escritor tem como obra consagrada O Menino do Pijama Listrado (2007), trabalho que rendeu dois Irish Book Awards, a venda de mais de 5 milhões de cópias ao redor do mundo e uma adaptação cinematográfica, que chegou aos cinemas em 2008. Além disso, a história sobre o nazismo narrada sobre o ponto de vista de uma criança inocente encantou o mundo.


Noah Foge de Casa, assim como O Menino do Pijama Listrado, foi publicado no Brasil por meio da editora Companhia das Letras. A narrativa, que chegou ao país em 2011, conta a história de Noah Barleywater, garoto de 8 anos de idade, que resolve fugir de casa a fim de deixar para traz os problemas que o incomoda, pois se sente incapaz de lidar com as adversidades da vida e, por isso, resolve abandonar a família com o objetivo de viver uma aventura e, com isso, esquecer os problemas de sua vida. Eis que na viagem, sem rumo, o garoto se depara com uma loja de brinquedos, com coisas incríveis e mágicas, onde Noah conhece Toby Lovely, o velho proprietário da loja. Juntos os dois compartilham histórias fascinantes de suas vidas, histórias que mudam o rumo trama e o ponto de vista do jovem Barleywater.



Apesar de o livro ser uma literatura juvenil, acredito que é uma obra não apenas pode ser indicada ao mais novos, com certeza, é uma narrativa também capaz de conquistar a simpatia e os sentimentos de muitos adultos. Recheado de reflexões interessantes e com referências a contos de fada clássicos, Noah Foge de Casa é uma obra leve, simples, inocente, encantadora e difícil de colocar defeito. É uma ótima leitura para os momentos de relaxamento e também de reflexão.


Para escrever o livro, o autor fez uso de dois tipos de narração: uma em terceira pessoa e outra em primeira. Os fatos presentes da história e as lembranças de Noah são narrada em terceira pessoa, com espaço para se conhecer as reflexões internas do garoto. Já os flashback da vida do velho, dono da loja, são todos narrados em primeira pessoa. Achei bem interessante esse modo usado pelo escritor para contar a história, lógico, sem esquecer da escrita fluida, simples e encantadora conservada ao longo da trama.



Bem, ao todo, eu achei o livro bem interessante. Gostei da linguagem, das ilustrações, das reflexões. Diria que é um livro útil para o desenvolvimento das sensibilidades humanas e uma forma de mostrar que precisamos enfrentar os nossos problemas. Fugir, além de covardia, pode deixar cicatrizes indeléveis e incapazes de serem esquecidas.


Apesar de ter encontrado alguns aspectos de O Menino do Pijama Listrado, não fiquei tão envolvido com a obra como com a primeira, mas foi uma leitura interessante e válida. Para quem ainda não conhece o autor, indico ambas as histórias. Entretanto, se tiver de escolher uma, não deixe de ler O Menino do Pijama Listrado, ele com certeza é um dos melhores livros que já li em minha vida. A Noah Foge de Casa, atribuo:


Nota 4: INTERSSANTE

Informações adicionais

Autor: John Boyne

Tradução: Eduardo Brandão

Ilustrações: Oliver Jeffers

Editora: Companhia das Letras

Ano: 2011

Páginas: 480

Assunto: Literatura juvenil

Tipo de capa: Brochura

Resenhas de Livros citados:

John Boyne

O Menino do Pijama Listrado, clique aqui.

Obs: não se esqueça de deixar nos comentários seu nome e seu e-mail, para assim concorrer ao livro que será sorteado na semana que vem. E aguardo você aqui amanhã com uma nova publicação.

Sou jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmento, faço mestrado de Comunicação na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp).

Sobre mim

Marcadores

Nenhum tag.

Trecho de livro

Tudo muda, penso. Esta é a única constante. Todos crescemos (trecho de O último adeus)

bottom of page