top of page

[Resenha] Bom Dia, Verônica


A atração magnética em relação à Bom Dia, Verônica tem início na sinopse da obra. Eu, pelo menos, fiquei superempolgado com o livro, assim que tive conhecimento de todo o mistério que envolvia a vida da autora. De acordo com a DarkSide Books, a identidade da escritora é um mistério até mesmo para a editora. Para quem ainda não teve oportunidade de ler, a história policial foi produzida por uma pessoa que teve uma função dentro da polícia e, por causa de uma operação secreta do passado, precisou assumir uma nova identidade a qual não pode ser revelada, por isso toda a negociação do livro foi feito por um advogado, que propiciou a publicação da obra. A história da autora já foi o suficiente para chamar a minha atenção, mas eu não esperava que a surpresa iria ultrapassar a sinopse.


Bom Dia, Verônica foi publicado pela editora DarkSide Books no ano passado (2016). Como existe um mistério em torno da identidade da autora, a obra foi publicada com um pseudônimo. O nome escolhido foi Andrea Killmore. Outra coisa surpreendente para mim consistiu em saber que o livro é de uma escritora nacional e a história se passa no Estado de São Paulo.


O livro com um pouco mais de 250 páginas é narrado sobre o ponto de vista de duas personagens: Verônica, secretária de uma corporação policial na capital paulista, e Janete, uma dona de casa vítima de violência doméstica. A trama começa a tomar consistência quando uma mulher vítima de um golpe milionário acaba cometendo o suicídio, justamente porque tem o seu direito de justiça negado pelo delegado da corporação de Verônica.


Mesmo após o suicídio da vítima, Carvana, delegado, sugere o arquivamento do caso. Nesse meio tempo, Verônica ganha notoriedade na mídia e, por conta disso, recebe uma ligação de Janete. A dona de casa entra em contato com a profissional da polícia, pois se sente ameaçada pelo marido e pressente que sua vida está em perigo, pois acredita que ele, agente da Policia Militar, pode por fim a sua vida.


Diante de dois casos de violência contra a mulher, Verônica toma uma decisão. Contrariando as ordens do chefe da corporação decide investigar por conta própria os dois casos, objetivando fazer justiça contra o pilantra que projetou um golpe milionário contra Marta, a suicida, e outra mulheres de São Paulo e, ainda, salvar Janete de um relacionamento abusivo. Entretanto, Verônica não tinha ideia de que sua decisão revelaria um caso extremamente chocante. Muito menos que a história tomaria proporções tão alarmantes.



Bom Dia, Verônica é aquele livro que prende o leitor desde as primeiras páginas. É uma obra policial que vai trazendo os fatos aos poucos, deixando o leitor preso a história, sobretudo devido ao fim de capítulos finalizados sempre com uma carregado de uma carga de suspense.


Além da história incrível, é impossível não comentar sobre a protagonista da história. Verônica é a personagem mais louca e fora dos trilhos que já vi, principalmente em livro policial. Ela foge completamente daquele perfil que estamos cansados de acompanhar em narrativas de detetives: certinhos, íntegros e super éticos. Verônica ultrapassa todas essas barreiras . Ela age de acordo com os seus próprios princípios e ideias de justiça. A personalidade cheia de defeitos nos aproximam como leitores da personagem, e gera uma empatia muito grande, sem contar na diversão de acompanhar todas as atitudes inconsequentes usadas pela personagem. Sem dúvida é uma das personagem mais encantadoras que já vi, não que concorde com as ações dela, mas ela é divertida.


Apesar de um ótimo livro de entretenimento, vejo Bom Dia, Verônica como uma obra propícia para propor reflexões e levar esclarecimento aos leitores. Digo isso, pois o livro trata de temas muito importantes, como golpes sofrido por mulheres iludidas por picaretas, a violência doméstica, a impunidade e a falta de apoio a vítimas de falsários ou maridos violentos. Nesse sentido, o livro é uma oportunidade de abrir os nossos olhos para a nossa realidade que, ao invés de prezar pelo bem estar da vítimas, muitas vezes, as colocam mais no fundo do poço. Prática que deve ser combatida, sempre.


O livro é narrado em dois tempos: um em primeira pessoa, sob o ponto de vista de Verônica; e outro em terceira pessoa, de acordo com o ponto de vista de Janete. Além dessa diferenciação de narrativa, a obra é muito bem escrita, melhor, um texto que fisga a leitor em uma proporção que é quase impossível abandonar a história. Não bastasse tudo isso, a trama se desenrola com suspense, pontos de viradas, revelações surpreendentes e um fim digno de louvor. Um desfecho com a cara de Verônica. Eu simplesmente amei, cada uma das escolhas da autora.


Bom Dia, Verônica ganhou a minha admiração. Minha curiosidade foi aguçada desde o momento em que tive a oportunidade de ler a sinopse do livro. A princípio, sabia que estava diante de uma obra do meu estilo, mas eu nunca imaginei que fosse criar uma aproximação tão grande com a história e com a personagem. Fui pego de surpresa e simplesmente me apaixonei. Depois dos livros de Raphael Montes, fazia alguns meses que não sentia tamanha admiração por uma obra. Bom Dia, Verônica roubou meu coração. Resta dizer que SUPERINDICO!


O livro tem o selo MeUniverso de garantia.

Nota 5: SENSACIONAL

Informações adicionais

Autor: Andrea Killmore

Editora: DarkSide Books

Ano: 2016

Páginas: 256

Assunto: Literatura brasileira/ Ficção policial

Tipo de capa: Capa Dura

Sou jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmento, faço mestrado de Comunicação na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp).

Sobre mim

Marcadores

Nenhum tag.

Trecho de livro

Tudo muda, penso. Esta é a única constante. Todos crescemos (trecho de O último adeus)

bottom of page