[Resenha] Laminário

Demorei um pouco para finalmente conseguir terminar Laminário. Não tenho muito hábito de ler livro de poesia. Mas a demora não tem relação apenas com o despreparo, na verdade, tentei desfrutar ao máximo de cada um dos textos encantadores. Li, reli e a cada nova leitura tinha experiências indescritíveis. Laminário despertou em mim a curiosidade de conhecer mais destas produções carregadas de rimas, de jogos de palavras e de temáticas muito sentimentais. Assim, inauguro aqui no blog um espaço dedicado à poesia, com a obra de Margarida Patriota.

Publicado este ano pela editora 7Letras, Laminário veio para encantar e mexer com os sentimentos de nós simples mortais. Margarida Patriota, responsável pela produção dessa obra-prima, é poeta, contista, romancista e autora de Uma voz do outro mundo (Ed. Dimensão), agraciado com o Premio João de Barro, e Enquanto aurora (7Letras), Prêmio UBE/RJ, ambos com expressivas vendas para o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). Seus livros mais recentes são a novela U´Yara, rainha amazona (Saraiva); o romance A lenda de João, o assinalado (Topbooks), inspirado no poeta Cruz e Sousa; a tradução para o português do romance de Henry James, A herdeira (7Letras); e Autores e Livros na Rádio Senado (Ed. Senado Federal), reunião de suas melhores entrevistas com outros escritores à frente do programa do mesmo nome, que ela produz e apresenta, há 20 anos, na Rádio Senado.
Já Laminário é uma coletânea como 101 poesias incríveis, onde Patriota poeticamente explora várias temáticas: o amor, o cotidiano, a arte, a poesia e outros assuntos relacionados à humanidade. Recheados de rimas riquíssimas, jogos de palavras e analogias incríveis, Patriota mostra em cada uma das suas poesias o seu talento e o amor pela arte de escrever.
Muitas coisas me chamaram a atenção e despertaram a minha admiração pela a autora. Começando pelo título: cada poesia tem um título muito bem pensado, que dá toda a tônica da poesia. Outra característica admirável é o vocabulário elogiável da autora (confesso que em muitos momentos tive que recorrer ao dicionário o que foi incrível, pois pude conhecer novas palavras). Sem contar nas rimas ricas e o ritmo encantador presentes em muitas poesias. Além disso, não poderia deixar de pontuar a criatividade de Patriota, criatividade que surpreende e resulta em admiração. É difícil expressar tamanho talento em palavras, é mais fácil com exemplos:

A trança e a poesia escrita com base em títulos de filme é apenas duas de tantas outras criativas e encantadoras. Ainda não conhecia a autora. Adorei conhecê-la e ter a oportunidade de conhecer um pouco mais do seu trabalho tão bonito e poético. Laminário é uma obra para a vida. É uma obra profunda, fonte de reflexão, identificação e encantamento. A cada poesia lida é uma experiência única, é se sentir modificado diante de palavras que não hesitam em mexer com íntimo de nós leitores. Se gostei de ler Laminário? Gostar é pouco para resumir essa oportunidade: prefiro dizer que amei.
Não bastasse o trabalho incrível da autora, a edição produzida pela editora 7Letras está simplesmente sensacional. O livro começa com uma capa muito bonita, com traços bem poéticos. Além disso, o livro apresenta as páginas amareladas que trazem um charme a mais a obra. Não posso deixar de pontuar a organização da coletânea, aspecto que ajudou a abrilhantar o trabalho admirável de Patriota.
Impossível não indicar a todos esse trabalho incrível. Se você é uma apaixonado por poesia, Laminário é uma obra indispensável. Garanto que é uma leitura para não colocar defeitos, eu diria que é uma leitura para mexer com os seus sentimentos e proporcionais momentos de reflexão. Para mostrar um pouco mais dessa obra, separo abaixo mais duas poesias:

Bem depois desses exemplos não há como não se interessar pelo livro, não é mesmo? Então, não deixe de encomendar o seu. Você não irá se arrepender.
Nota 5: SENSACIONAL

Informações adicionais
Autor: Margarida Patriota
Editora: 7Letras
Ano: 2017
Páginas: 110
Assunto: Poesia Brasileira
Tipo de capa: Brochura
Obs: gostaria de agradecer a agência Oasy Cultural que me deu a oportunidade de conhecer essa obra incrível.
Mais informações sobre o livro, autora e agência Oasy Cultural, Clique aqui