top of page

[Resenha] Laminário


Demorei um pouco para finalmente conseguir terminar Laminário. Não tenho muito hábito de ler livro de poesia. Mas a demora não tem relação apenas com o despreparo, na verdade, tentei desfrutar ao máximo de cada um dos textos encantadores. Li, reli e a cada nova leitura tinha experiências indescritíveis. Laminário despertou em mim a curiosidade de conhecer mais destas produções carregadas de rimas, de jogos de palavras e de temáticas muito sentimentais. Assim, inauguro aqui no blog um espaço dedicado à poesia, com a obra de Margarida Patriota.



Publicado este ano pela editora 7Letras, Laminário veio para encantar e mexer com os sentimentos de nós simples mortais. Margarida Patriota, responsável pela produção dessa obra-prima, é poeta, contista, romancista e autora de Uma voz do outro mundo (Ed. Dimensão), agraciado com o Premio João de Barro, e Enquanto aurora (7Letras), Prêmio UBE/RJ, ambos com expressivas vendas para o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). Seus livros mais recentes são a novela U´Yara, rainha amazona (Saraiva); o romance A lenda de João, o assinalado (Topbooks), inspirado no poeta Cruz e Sousa; a tradução para o português do romance de Henry James, A herdeira (7Letras); e Autores e Livros na Rádio Senado (Ed. Senado Federal), reunião de suas melhores entrevistas com outros escritores à frente do programa do mesmo nome, que ela produz e apresenta, há 20 anos, na Rádio Senado.


Laminário é uma coletânea como 101 poesias incríveis, onde Patriota poeticamente explora várias temáticas: o amor, o cotidiano, a arte, a poesia e outros assuntos relacionados à humanidade. Recheados de rimas riquíssimas, jogos de palavras e analogias incríveis, Patriota mostra em cada uma das suas poesias o seu talento e o amor pela arte de escrever.


Muitas coisas me chamaram a atenção e despertaram a minha admiração pela a autora. Começando pelo título: cada poesia tem um título muito bem pensado, que dá toda a tônica da poesia. Outra característica admirável é o vocabulário elogiável da autora (confesso que em muitos momentos tive que recorrer ao dicionário o que foi incrível, pois pude conhecer novas palavras). Sem contar nas rimas ricas e o ritmo encantador presentes em muitas poesias. Além disso, não poderia deixar de pontuar a criatividade de Patriota, criatividade que surpreende e resulta em admiração. É difícil expressar tamanho talento em palavras, é mais fácil com exemplos:


A trança e a poesia escrita com base em títulos de filme é apenas duas de tantas outras criativas e encantadoras. Ainda não conhecia a autora. Adorei conhecê-la e ter a oportunidade de conhecer um pouco mais do seu trabalho tão bonito e poético. Laminário é uma obra para a vida. É uma obra profunda, fonte de reflexão, identificação e encantamento. A cada poesia lida é uma experiência única, é se sentir modificado diante de palavras que não hesitam em mexer com íntimo de nós leitores. Se gostei de ler Laminário? Gostar é pouco para resumir essa oportunidade: prefiro dizer que amei.


Não bastasse o trabalho incrível da autora, a edição produzida pela editora 7Letras está simplesmente sensacional. O livro começa com uma capa muito bonita, com traços bem poéticos. Além disso, o livro apresenta as páginas amareladas que trazem um charme a mais a obra. Não posso deixar de pontuar a organização da coletânea, aspecto que ajudou a abrilhantar o trabalho admirável de Patriota.


Impossível não indicar a todos esse trabalho incrível. Se você é uma apaixonado por poesia, Laminário é uma obra indispensável. Garanto que é uma leitura para não colocar defeitos, eu diria que é uma leitura para mexer com os seus sentimentos e proporcionais momentos de reflexão. Para mostrar um pouco mais dessa obra, separo abaixo mais duas poesias:



Bem depois desses exemplos não há como não se interessar pelo livro, não é mesmo? Então, não deixe de encomendar o seu. Você não irá se arrepender.

Nota 5: SENSACIONAL

Informações adicionais

Autor: Margarida Patriota

Editora: 7Letras

Ano: 2017

Páginas: 110

Assunto: Poesia Brasileira

Tipo de capa: Brochura

Obs: gostaria de agradecer a agência Oasy Cultural que me deu a oportunidade de conhecer essa obra incrível.


Mais informações sobre o livro, autora e agência Oasy Cultural, Clique aqui

Sou jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmento, faço mestrado de Comunicação na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp).

Sobre mim

Marcadores

Nenhum tag.

Trecho de livro

Tudo muda, penso. Esta é a única constante. Todos crescemos (trecho de O último adeus)

bottom of page