top of page

[Resenha] Minha Vida Fora dos Trilhos


Em junho do ano passado, um livro publicado pela editora DarkSide Books chamou a minha atenção e tive de comprar para ler. À época, a obra escrita por Clare Vanderpool, Em Algum Lugar nas Estrelas, simplesmente me emocionou em vários sentido. Quase um ano depois, descobri que a editora iria publicar mais um livro da autora, dessa vez, Minha Vida Fora dos Trilhos. Desde o lançamento, alimentei a vontade de ler mais uma obra de Vanderpool. Há alguns meses, comprei, li e venho dividir com você a minha opinião sobre o livro.


Diferente de Em Algum Lugar nas Estrelas, Minha Vida Fora dos Trilhos, infelizmente, não me agradou tanto como eu imaginava que agradaria. Como em relação ao primeiro, esperava uma história mais leve, com ensinamentos e reflexões. Não estava enganado. Encontrei as características que estava em mente e já havia encontrado e me encantado em Em Algum Lugar nas Estrelas. Entretanto, diferente da primeira, a segunda, a meu ver, não conseguiu alcançar a magnitude como no meu primeiro contato com uma história de Vanderpoool.


A leitura foi um pouco decepcionante, pois não consegui me envolver com a história, a temática central não conseguiu me ganhar, os personagens não me chamaram a atenção e as reflexões não me agradaram tanto. Talvez a experiência um pouco desastrosa tenha sido influenciada pela alta expectativa ou também pela minha falta de sensibilidade para me reconhecer na obra. Descobri depois que Minha Vida Fora dos Trilhos é o primeiro livro escrito pela autora, o que me fez deduzir que a melhor execução de Em Algum Lugar nas Estrelas tenha sido devida à primeira experiência.


Apesar de não ter gostado tanto da obra, Minha Vida Fora dos Trilhos tem sim uma história bacana e interessante. A trama do livro gira em torno de Abilene Tucker, de 12 anos, que é mandada pelo pai para ser cuidada por um tutor, um pastor de Manifest, Kansas. Na nova cidade, a garota não tinha muitas perspectivas e via a ideia de ficar longe do pai com uma péssima opção. No entanto, os dias tristes e sem muito sentido passam a adquirir um significado mais positivo quando a jovem encontra escondida em seu quarto de hóspede uma caixa de charuto, onde estão guardadas uma série de objetos antigos.


Os objetos misteriosos, cheio de história e mistérios, desperta em Abilene a curiosidade de desvendar todos os segredos por trás de cada um deles. E como na busca por um tesouro escondido, a garota inicia uma caçada para tentar desvendar todos os mistérios escondidos por cada um dos objetos da caixa. A aventura de Abilene proporciona momentos de descobertas, de empatia e até mesmo de reflexão. Nele temos, por exemplos, a possibilidade de aprender o significado da união, o poder da solidariedade e da amizade e ainda a importância da relação entre pais e filhos. Temas dignos de aflorar muitas emoções e sentimentos renovadores.


Uma característica bem interessante do livro é a sua narrativa. Narrado de maneira cronológica a obra é dividida em dois momentos passado e presente, que em certos momentos se misturam dando uma magia única à história. As tramas, que trazem a tona consequências e resultados de momentos importantes da história como a primeira guerra mundial e a grande depressão americana, faz uso de vários recursos interessantes como cartas, recortes de jornais e o relato oral das memórias dos cidadãos de Manifest.


Apesar de ter dificuldade de me envolver com a obra, não há como negar que Minha Vida Fora do Trilho é um livro muito bem escrito, muito bem planejado e executado também. Ainda não consigo entender ao certo o porquê de ter me decepcionado com a obra, por isso pretendo reler quando tiver outra oportunidade para ver se mudo o meu ponto de vista.


Sabendo do potencial da obra e reconhecendo isso, indico a obra a todos que gostam de histórias mais leves, recheadas de aventuras, descobertas e reflexões sobre a vida. Já acompanhei várias resenhas positivas sobre o livro e diante disso não posso deixar de sugeri-lo, só porque não tive uma boa experiência com ele, por isso pegue-o para tirar suas próprias conclusões e torço que ele faça mais sentido para vocês do que fez para mim. E uma boa leitura.


Nota 3 - LEGAL

Informações adicionais

Autor: Clare Vanderpool

Editora: DarkSide Books

Ano: 2017

Páginas: 320

Assunto: Literatura estrangeira

Tipo de capa: Capa Dura

Outro obra citada na resenha:

Em Algum Lugar nas Estrelas, Clare Vanderpool, para mais informação, clique aqui.

Sou jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmento, faço mestrado de Comunicação na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp).

Sobre mim

Marcadores

Nenhum tag.

Trecho de livro

Tudo muda, penso. Esta é a única constante. Todos crescemos (trecho de O último adeus)

bottom of page