top of page

[Resenha] Revoada


Quando em julho do ano passado criei coragem e finalmente tornei o MeUniverso uma realidade, jamais imaginei ter a oportunidade de vivenciar experiências incríveis e interessantes. Há alguns anos, por exemplo, não dava muita importância para a leitura de poesias. Depois que firmei parceria com a agência Oasys Cultural, tive a chance de dividir um pouco do meu tempo com livros sensacionais e descobri uma paixão pela poesia que até então desconhecia. Vocês já acompanharam aqui a minha opinião sobre Laminário, de Margarida Patriota e A alquimia da tempestade e outros poemas, escrito por D. G Ducci. Hoje venho dividir com vocês as minhas considerações de mais uma obra admirável indicada pela Oasys, a Revoada.


Publicada pela editora 7Letras, Revoada chegou às livrarias este ano. A obra é uma coletânea com 50 poesias escritas por José Fernando Guedes, divididas em prosas poéticas e versos. Autor também de Se o vento diz (Imprimatur, 2015), Guedes nasceu no Rio de Janeiro, é neurocirurgião e professor de neurocirurgia da Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro). Além disso, é impossível não acrescentar a biografia do autor o status de escritor admirável e um excelente produtor de poesias.


Uma das características que me chamou a atenção em Revoada foi o fato de muitos textos representarem cenas do cotidiano. É comum encontrar na obra prosas poéticas ou em versos descrevendo ações habituais do dia-a-dia, usadas como forma de desenvolver uma reflexão poética. Para Guedes, um cavalo no pasto, um movimento em um mercado ou um cachorro em situação de perigo em uma estrada movimentada deixam de ser apenas situações corriqueiras e imperceptíveis para se transformar num instante de reflexão, eternizados em textos incríveis. Parodiando Christovam de Chevalier, responsável pela apresentação do livro, é como se Guedes fizesse cinema por meio das palavras organizadas em poesias.


Revoada é um livro incrível que, além de proporcionar muitos momentos de reflexão, nos traz encantamentos por meio de textos poéticos que remetem a nostalgia, a saudade, a perda, as esperanças de reencontro, o amor entre outros. E para ficar ainda mais interessante todas essas temáticas são tratadas por meio de comparações belíssimas, coisas do cotidiano que dificilmente paramos para pensar e dar importância. Por conta disso, muitas poesias despertaram em mim uma sensação de reconhecimento, como um dos poemas que fala de um cachorro perdido, o qual o narrador espera reencontrar após a vida. Simplesmente incrível.


A meu ver, Guedes tem uma maneira única de fazer poesia. Variando as formas entre prosa poética e versos, ele consegue envolver o leitor. Ler Revoada é uma experiência agradável, de encontro com a vida, com a humanidade e com a natureza. Para deixar a obra ainda mais encantadora tudo é feita de uma forma simples, sem muitos floreios, acessível e encantador. Como em outros livros, é difícil apontar um único texto dentre tantos sensacionais. Mas, para deixar vocês leitores com um gostinho de quero mais, reproduzo uma das poesias que definitivamente mexeu comigo, como:


ESPELHO DO BANHEIRO


Me olho no espelho e pergunto (a quem?)

O que você quer?

– Vim até aqui para te ver.

Por quê? Pergunto.

– Há muito desejo te conhecer.

É impossível, respondo.

–Como assim? Quero te conhecer. Dizer que somos

parecidos, Mas agora, percebo que não.

Por quê? Pergunto

– Olhando com atenção, noto que somos diferentes.

Fundamentalmente diferentes.

Diferentes no quê? Pergunto.

– Eu ainda tenho esperança.



Quando vi a capa e o nome do livro, fiquei imaginando qual seria a relação do conteúdo com os pássaros. Ao encontrar textos maravilhosos em que as aves são retratadas com tanto apreço, percebi que o livro não poderia ter outro nome. Pude perceber ao longo dos textos que o pássaro tem um valor simbólico muito importante para o escritor. Não dá para medir a magnitude desse apreço, mas ele está visível em muitos dos textos de Reviada, tanto que uma das poesias é homônima ao nome do livro.


Para finalizar, vale ressaltar a qualidade do livro editado pela editora 7Letras que, além de muito bem organizado, apresenta as folha amareladas dando um charme extra aos excelentes textos poéticos escritos com tanto cuidado e apreço por Guedes. Como ficou implícito, eu simplesmente amei ler Revoada. Tive momentos incríveis ao lado dele. Por isso, indico a todos. Garanto que com ele você vai aprender a dar mais atenção as coisas do dia-a-dia, além de ter momentos de reflexão e encanto. Podem se entregar a Revoada sem receio de arrependimento.


Mais um livro com o selo Meuniverso de garantia.


Nota: 5 SENSACIONAL

Informações adicionais

Autor: José Fernando Guedes

Editora: 7Letras

Ano: 2017

Páginas: 76

Assunto: Poesia Brasileira

Tipo de capa: Brochura

Outros obras citadas (Resenhas):

Laminário, Margarida Patriota, para mais informação, clique aqui;

A alquimia da tempestade e outros poemas, de D. G Ducci, para mais informação, clique aqui.

Sou jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmento, faço mestrado de Comunicação na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp).

Sobre mim

Marcadores

Nenhum tag.

Trecho de livro

Tudo muda, penso. Esta é a única constante. Todos crescemos (trecho de O último adeus)

bottom of page