top of page

[DarkSide] 5 Amuletos infalíveis


Reza a lenda que cruzar na rua com um gato preto ou passar por debaixo de uma escada são sinais de azar. A coisa fica ainda mais complicada se quebrar um espelho, pois isso acarretaria longos sete anos de azar. Não tem como esquecer das Sextas-feiras 13, que representam dias perigosos, sombrios. Aos supersticiosos de plantão, venho apresentar um amuleto infalível que espanta qualquer ameaça: a famosa Caveirinha.


Se conhece a DarkSide Books, sabe o que representa essa Caveirinha. Garanto que além de proteção, os livros com o selo da Caveirinha são ótimas companhias, basta adquirir um exemplar para querer a coleção completa. Como faz um tempinho que não têm resenhas da Darkside no MeUniverso (embora teremos novidade aqui em breve), fiz uma seleção de cinco livros da editora que mais me encantaram e ganharam nota 5 no blog. É sempre bom recordar as coisas boas, então vamos lá conhecer esses amuletos incríveis:

 

1

 

Menina Má (William March)




Menina Má conta a história de Rhoda, uma garotinha de 8 anos. Nesta idade, as crianças, geralmente, são muito levadas e com muita vontade de fazer "arte", porém Rhoda não era uma delas: tinha uma personalidade, completamente, destoante das outras crianças. Esperta, inteligente, organizada, perfeccionista, de personalidade forte e comportada aos olhos dos adultos, era tida como uma menina adorável e admirável por vizinhos e algumas outras pessoas. Todavia, por detrás dessa boa personalidade, existia outra natureza: fria, calculista, cruel, para ser mais claro, uma mente assassina. Leia mais, clicando aqui.



"Às vezes é difícil entender porque tem de

haver tanta dor e crueldade nesse mundo.

Mas é algo que temos que enfrentar"

 

2

 

A Menina Submersa (Caitlin R. Kiernan)


Em A Menina Submersa, nós leitores estamos diante de uma espécie de diário memorial de India Morgan Phelps. Imp, como é conhecida, tem esquizofrenia. O distúrbio cerebral é considerado pela personagem como uma síndrome hereditária que amaldiçoa a vida de algumas mulheres de sua família, como ela, sua avó Caroline e sua mãe Rosemary, que deixam Imp ainda na adolescência. Mãe e avó, incapazes de lidar com a doença, se libertam da vida por meio do suicídio.

India começa a escrever a sua memória aconselhada por sua psiquiatra. Desde o início, a personagem, além de contar um pouco de sua história e de sua família, ainda apresenta ao leitor que escreve a fim de colocar no papel as histórias dos fantasmas que atormentam a sua vida. Os fantasmas se tornam mais presentes quando Imp conhece Evan, mulher que a protagonista tenta, a todos os momentos, desvendar a personalidade. A história se desenvolve ao longo dessa obsessão. Leia mais, clicando aqui.


"Não sei as palavras exatas, talvez porque

não há palavras certas para trazer uma assombração

para a luz e prendê-la com tinta e papel"


 

3

 

Em Algum Lugar nas Estrelas (Clare Vanderpool)




Em Algum Lugar nas Estrelas foi publicado pela editora DarkSide Books, em 2016, em uma sensacional edição ilustrada e em capa dura. O livro conta a história de Jack Baker, um garoto que, depois da morte de sua amada mãe, é levado pelo pai para estudar em um internato. Lá, o que aparentemente seria apenas um ambiente de aprendizagem de matemática, de física ou de biologia, converte-se em uma verdadeira escola de vida, que nós leitores, temos a possibilidade de vivenciar junto com o personagem. Leia mais, clicando aqui.

"Nossas vidas são todas entrelaçadas é só

questão de ligar os pontos"


 

4

 

Onde Cantam os Pássaros (Evie Wyld)


Onde Cantam os Pássaros narra a história de Jake White, fazendeira moradora de uma ilha inglesa, que dedica o seu tempo, ao lado do seu cachorro chamado Cão, aos cuidados de suas ovelhas. Por meio de uma vida solitária e, em alguma medida, pouco sociável, Jake começa a se sentir ameaçada, quando passa a encontrar, de tempo em tempo, algumas ovelhas mortas, ou melhor, estraçalhadas. Não bastasse isso, ainda pessoas estranhas começam a aparecer em sua propriedade. A cada nova página, o leitor se vê diante de ameaças, tanto do passado quanto do presente da personagem central, que envolvem toda a narrativa. Leia mais, clicando aqui.





"Não existe fuga. Não existe proteção. O passado

sempre nos encontra no meio ou no fim

da nossa curta jornada"

 

5

 

Confissões do Crematório (Caitlin Doughty)​

Em Confissões do Crematório, somos convidados a conhecer um pouco mais sobre a vida de Doughty e, ao mesmo tempo, a relação da autora com a morte. A escritora, assim como qualquer um de nós, cresceu em uma cultura onde a morte nunca teve destaque, pelo contrário sempre foi reprimida. A relação da autora com a morte começa a tomar novos rumos justamente quando ela presencia um acidente que leva ao falecimento de uma garota. Entretanto, Doughty passa a ver a morte sob outro ponto de vista a partido do momento em que inicia a sua carreira funerária, trabalhando em um crematório. Leia mais, clicando aqui.




"Nunca é cedo demais para começar a pensar na própria morte e na morte das pessoas que você ama"



Sou jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmento, faço mestrado de Comunicação na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp).

Sobre mim

Marcadores

Nenhum tag.

Trecho de livro

Tudo muda, penso. Esta é a única constante. Todos crescemos (trecho de O último adeus)

bottom of page