top of page

Autores que levo para a vida


Olá, pessoal. Tudo bem?


Para este terceiro dia de comemoração, eu reservei uma publicação especial. Um pouco diferente do que vocês estão acostumados a encontrar aqui no blog. Decidi falar de alguns autores que, além de ver vários livros, sou apaixonado pelas obras deles. Escolhi quatro escritos que conheço grande parte das obras: dois clássicos e dois contemporâneos. São eles: J. K. Rowling, Raphael Montes, Machado de Assis e Edgar Allan Poe.



1


J. K. Rowling, como muitos já sabem, é a autora dos famosos livros de Harry Potter. O meu primeiro contado com as obras da autora foi justamente através do bruxo que encantou toda uma geração. Li os sete livros ainda na adolescência e, como muitos adolescentes da época, fiquei fascinado pela história. Harry Potter realmente marcou a minha vida e é uma das únicas histórias de fantasia que ganhou a minha simpatia até hoje. O meu livro favorito é Harry Potter e Prisioneiro de Azkaban. Mas, não só a série do bruxinho marcou a minha vida, quando falamos de Rowling. Apesar de muito criticado, Morte Súbita é outro livro da autora que tenho um grande apreço. E não poderia esquecer os livros policiais da autora, escrito por meio de um pseudônimo, O Chamado do Cuco, O Bicho-da-Seda e Vocação para o Mal, o último foi o único ainda não tive a oportunidade de ler. Rowling é, sem dúvida, uma das minhas autoras favoritas.


2

O Segundo é Raphael Montes. Conheço há pouco tempo, mas já tenho grande admiração pelo trabalho dele. Comecei o escritor lendo, no começo do ano, Dias Perfeitos, livro maravilhosamente incrível. Depois da primeira leitura, fui descobri mais sobre o autor. Aí conheci O Vilarejo um dos livros mais geniais e criativos que já vi nos últimos anos, nunca tinha lido algo parecido. De O Vilarejo, fiquei sabendo da existência de Suicidas. Depois de ler esse último, percebi que tinha encontrado um escritor que ganho a minha admiração. Há pouco tempo, li também Jantar Secreto, obra que estava bem apreensivo para ler e superou as minhas expectativas. Em menos de seis meses li os quatro romances do escritor e já estou apreensivo para o próximo lançamento. Amo todos os livro do autor, mas guardo um carinho especial por Dias Perfeitos, pois foi o grande responsável por me apresentar o autor.


3


Machado de Assis: este eu tenho uma relação de paixão há algum tempo. O primeiro livro do autor que li foi Dom Casmurro e dele não parei mais, passei por Quincas Borba, Helena, Iaiá Garcia, A Mão e a Luva, Memória Póstuma de Brás Cubas, O Alienista, Ressurreição, Esaú e Jacó, sem esquecer dos vários contos. Atualmente estou lendo Memorial de Aires, o único romance que ainda não tinha lido do escrito. Comecei uma vez, mas acabei deixando de lado, mas agora estou firme e quase acabando. Tenho um carinho especial por cada obra do autor. Entretanto, Memórias Póstumas de Brás Cubas é o meu favorito.


4


Por fim, outro autor que tenha grande apreço e já li grande parte da obra é Edgar Allan Poe. Inclusive, o blog foi inaugurado com a resenha de um livro de contos que tenho do autor. Sou apaixonado pelos contos sombrios e macabras do autor, bem como por suas histórias policiais. Já li muitos contos do Poe, alguns títulos são: O gato Preto, Berenice, Os Assassinatos da Rua Morgue, O Retrato Oval, William Wilson, A Carta Roubada, O Barril de Amontilhado. São muitos e seria difícil lembrar de todos. E lógico não poderia me esquecer de O Corvo, poesia mais conhecida do escrito. Entre as produções do autor destaco William Wilson e O Corvo, estes são meus favoritos.


Bem, pessoal, esses são algum dos autores que levo para a vida. Cada um deles a sua maneira me conquistou de alguma forma. Deixo aqui o convite para vocês conhecerem um pouco mais sobre eles. Se ainda não leu nada deles, precisa ter essa experiência, pois são autores de primeira. Espero animá-los a conhecê-los e, caso já conheça algum, deixem nos comentários as suas obras favoritas.


É isso, espero que tenham gostado do post.


Se ainda não viu a publicação de ontem, só clique aqui. E não se esqueça de deixar o nome e o e-mail nos comentários para concorrer ao livro que será sorteado na semana que vem.


Sou jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmento, faço mestrado de Comunicação na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp).

Sobre mim

Marcadores

Nenhum tag.

Trecho de livro

Tudo muda, penso. Esta é a única constante. Todos crescemos (trecho de O último adeus)

bottom of page